O jogo didático “qual é o bicho?” no ensino de zoologia dos vertebrados

Autores/as

  • Daniel Dias Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
  • Mônica Mungai Chacur Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

DOI:

https://doi.org/10.30612/re-ufgd.v6i11.8078

Palabras clave:

Ciências. Aprendizagem. Recursos alternativos.

Resumen

O emprego de recursos alternativos no ensino de ciências tem gerado discussões acerca da validação desses materiais no processo de ensino-aprendizagem. Os jogos didáticos, por exemplo, são tidos como ferramentas pedagógicas relevantes para o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e afetivo dos alunos por envolverem fatores que não se limitam a simples elaboração de conceitos, fruto do ensino tradicional, na qual o professor tem a função de transmitir seus conhecimentos científicos como “verdades imutáveis e inquestionáveis”. Esse artigo tem como objetivo relatar a aplicação de um jogo didático denominado “Qual é o Bicho?” a alunos do sétimo ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de Dourados- M.S. e discutir sobre o uso desses recursos para o desenvolvimento dos alunos, uma vez que eles contemplam não apenas o domínio cognitivo, mas também habilidades relacionadas aos domínios afetivo e psicomotor. A partir da aplicação do jogo e por meio de observação direta e um questionário avaliativo constatou-se que os jogos beneficiam a aprendizagem significativa e ainda oportunizam aos alunos um ambiente interativo, a partir da relação estabelecida entre aluno-professor-conhecimento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Daniel Dias, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Discente do curso de Ciências Biológicas da UEMS – Unidade de Dourados.

Mônica Mungai Chacur, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Docente do curso de Ciências Biológicas da UEMS – Unidade de Dourados.

Citas

ALMEIDA, CMM; LOPES, Paulo Tadeu Campos; DAL-FARRA, Rossano André. O lúdico como prática pedagógica no ensino de ciências: jogo didático sobre o sistema esquelético. Anais do IX ENPEC, Águas de Lindóia-SP, p. 1-12, 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais – Brasília, 1998.

BRASIL. Orientações curriculares para o ensino médio. Volume 2, 2006. Brasília.

BOMTEMPO, E. Brincar, fantasiar, criar e aprender. In: Oliveira, V.B. (Org.). O Brincar e a Criança do nascimento aos seis anos. 6~. ed. Petrópolis: Vozes, 2006.

CALVO, C. R; TEIXEIRA, R. T. S. Jogos educativos cooperativos na socialização de alunos da educação básica. PDE: Programa de Desenvolvimento Educacional. v. 1. p. 3-21. Maringá, 2014.

Campos, L. M. L., BORTOLOTO, T. M., & FELÍCIO, A. K. C. (2003). A produção de jogos didáticos para o ensino de ciências e biologia: uma proposta para favorecer a aprendizagem. Caderno dos núcleos de Ensino, 3548.

DE CARVALHO, EMERSON MACHADO; CHACUR, MÔNICA MUNGAI. Jogo Ecológico: instrumentação didática na construção de conceitos socioambientais para alunos do ensino básico. REMEA-Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 28, 2012.Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v. 28, janeiro a junho de 2012

DOS SANTOS, Aline Borba; GUIMARÃES, Carmen Regina Parissoto. A utilização de jogos como recurso didático no ensino de zoologia. Revista electrónica de investigación en educación en ciencias, v. 5, n. 2, p. 52-57, 2010.

CUNHA, N. Brinquedo, desafio e descoberta. Rio de Janeiro: FAE, 1988.

CANDIDO, C; FERREIRA, J.F. Desenvolvimento de material didático na forma de um jogo para trabalhar com zoologia dos invertebrados em sala de aula. Cadernos da Pedagogia. São Carlos, Ano 6, v.6, n.11, p.22-33, jul-dez, 2012.

FERREIRA, J. M. et al. Elaboração de jogos didáticos no PIBID em dupla perspectiva: formação docente e ensino de Física. Anais do VIII ENPEC. P.1-12. 2011. Disponível em: http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R0624-2.pdf. Acesso: 30 mar. 2013.FIALHO, N.N. Jogos no ensino de Química e Biologia. Curitiba: IBPEX, 2007.

FORTUNA, T. R. Jogo em aula: recurso permite repensar as relações de ensino aprendizagem. In: Revista do Professor, Porto Alegre, v .19, n.75, p.15-19, Jul./Set. 2003.

FREIRE, P. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

GRANDO, R, C. O jogo na educação: aspectos didáticos metodológicos do jogo na educação matemática. Unicamp, Campinas, 2001.

GOMES, Carla Ribeiro de Paiva; SILVA, Fábio Augusto Rodrigues. O “Mistério no Zoo”: um jogo para o ensino de zoologia de vertebrados no ensino fundamental II. Revista da SBEnBio - Número 9 - 2016 GUIMARÃES, O. M. Caderno Pedagógico: Atividades Lúdicas no Ensino de Química e a Formação de Professores. Projeto prodocência . MEC/SESU- DEPEM, UFPR. 2006.

HUIZINGA, J. Homo ludus. 4 ed. São Paulo: Perspectiva, 2000.

HUIZINGA, J. Homo ludens: O Jogo como elemento da Cultura. São Paulo: Perspectiva. 1971.

KISHIMOTO, T. M. O jogo, a criança e a educação. 12 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.

KRASILCHIK, Myriam. Prática do ensino de biologia. 4ª ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2011.

SILVA, A, M, T, B; METRAU, M, B; BARRETO, M, S, L. O lúdico no processo ensino-aprendizagem das ciências. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos-RBEP, Brasília, v. 88, n. 220, p. 445-448, set./dez. 2007. Disponível em: <http://rbep.inep.gov.br/index.php/rbep/article/view/733/709>. Acesso em: 22 nov. 2015.

MIRANDA, J.C.; GONZAGA, G.R.; COSTA, R.C. Produção e avaliação do jogo didático “tapa zoo” como ferramenta para o estudo de zoologia por alunos do ensino fundamental regular. Holos – v.4, pp. 383-400, 2016.

MOREIRA, Marco Antônio. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: EPU, 2014.

MOREIRA, M. A. & MASINI, E. F. S. Aprendizagem Significativa: A Teoria de David Ausubel. São Paulo/SP: Ed. Centauro, 2006.

ORLICK, T. Vencendo a Competição. São Paulo: Círculo do Livro, 1989.

PIAGET, J. O Nascimento da Inteligência na Criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.

SCHNETZLER, R. P. Construção do conhecimento e ensino de Ciências. Em Aberto, 1992.

SORIANO, P.C.; BERISTAIN, C.M. La alternativa del juego I: jueogs y dinámica de educación para la paz. Madri: Los Libros de la Catarata, 1995. 254p.

VALADARES, J. A teoria da aprendizagem significativa como teoria construtivista. Aprendizagem Significativa em Revista/Meaningful Learning Review – v1(1), pp. 36-57, 2011.

VALENTE, J.A. Diferentes usos do computador na educação. 1993. Disponível em: http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/tecnologia/0022.html. Acesso em: 05 de Abril de 2018.

Publicado

2019-11-07

Cómo citar

Dias, D., & Chacur, M. M. (2019). O jogo didático “qual é o bicho?” no ensino de zoologia dos vertebrados. RealizAção, 6(11), 71–83. https://doi.org/10.30612/re-ufgd.v6i11.8078

Número

Sección

Artigos