Ilustração científica: os caminhos entre a arte e a ciência

Autores

  • Nathaskia Silva Pereira
  • Mieko Nagata Ito
  • Jelly Makoto Nakagaki
  • Emerson Machado de Carvalho

Palavras-chave:

História Natural. Ilustração Zoológica. Insetos Aquáticos. Taxonomia Zoológica.

Resumo

Para um ilustrador científico do mundo natural é preciso dominar tanto as habilidades técnicas de ilustração como aspectos relacionados às ciências biológicas. É o momento onde a arte e a ciência caminham juntas. Dessa forma este trabalho foi realizado por uma ilustradora formada em Turismo e uma bióloga, que juntas elaborarão uma chave pictórica para uma família de insetos aquáticos. As ilustrações foram elaboradas com auxílio de estereomicroscópio com câmera clara e luz para circulação de fibra óptica. A técnica utilizada foi o esboço em papel vegetal com grafite e depois a aplicação em nanquim com bico de pena, baseado em pontilhismo e linhas. Entre as características morfológicas mais utilizadas para identificação da família Hydropsychidae destacam-se o formato das brânquias abdominais e o comprimento da garra anal. Os detalhes observados nos desenhos evidenciam a dependência e a importância das informações nas ilustrações para um boa chave de identificação zoológica. No entanto, a técnica de ilustração científica nem sempre é uma prática comum entre os pesquisadores, precisando do auxílio de um ilustrador de outras áreas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, A. Aplicações da ilustração científica em Ciências Biológicas.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas), Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro,2009.

ARAÚJO, A.M.; BRAGA, F.M.S.E;SOMERA, J.R. Aplicação da ilustração científica em ciências biológicas. Anais do XXI Congresso de Iniciação Científica da UNESP, São José do Rio Preto, p. 3157-3160, 2009.

BRAVO, F.; CALOR, A.R.Conhecendo os artrópodes do Semiárido.1.ed. –São Paulo: Métis Produção Editorial, 2016. 192 p.

GUARALDO, L. A ilustração jornalística, UNIrevista,v. 1, n. 3, p. 1-12, 2006.MERRIT, R.W. E CUMMINS, K. W. An Introduction to the Aquatic Insects of North America.Duduque: Kendal/ Hunt, Third Edition, 1996, 862p.

MUGNAI, R.; NESSIMIAN J.L.; BAPTISTA, D.F.Manual de Identificação de Macroinvertebrados Aquáticos do Estado do Rio de Janeiro.1ª. Edição, 2010, 174p.

PAPAVERO, N.; MARTINS, U.R. Itens da publicação taxonômica. In: Papavero, N.(org), Fundamentos Práticos de Taxonomia Zoológica: coleções, bibliografia, nomenclatura. 2ª. Edição, 1994.

PEREIRA, R.M.A.;FERREIRA, M.A. Ilustração científica na UFMG: a experiência do curso em ilustração botânica. Anais do 8º Encontro de Extensão da UFMG,Belo Horizonte, 2005.

RAPATÃO, V.S.; PEIRÓ, D.F. Ilustração científica na biologia: aplicação das técnicas de lápis de cor, nanquim (pontilhismo) e grafite. Revista da Biologia, v. 16, n. 1, p. 7-14. 2016.

WONG, L.A arte da ilustração científica. 2010

Downloads

Publicado

2017-07-18

Como Citar

Pereira, N. S., Ito, M. N., Nakagaki, J. M., & Carvalho, E. M. de. (2017). Ilustração científica: os caminhos entre a arte e a ciência. RealizAção, 4(7), 111–119. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/realizacao/article/view/7255

Edição

Seção

Artigos