Um breve olhar sobre a autonomia de jovens universitários em Campo Grande no período de 2012 a 2017
Palavras-chave:
Dificuldades , Acadêmicos , SuperaçãoResumo
O presente artigo relata como se organizam estudantes universitários que não vivem com os pais em Campo Grande, no período de 2012 a 2017, no sentido de saber como esses jovens se relacionam, quais estruturas desenvolveram - ou não- de autonomia para que possam iniciar a fase adulta em termos sociopsicológicos. Foi também estudados os conceitos, as vantagens e desvantagens da liberdade e medos desses jovens. Por meio de um questionário aplicado com ênfase na metodologia qualitativa e quantitativa a 23 jovens que se deslocaram a Campo Grande no período indicado, a fim de cursar uma universidade e ter novas experiências, longe de seus pais. Foram também consultados artigos e matérias em sites. A pesquisa enquadra-se na tendência empírico-analítico. Os jovens apresentaram forte dificuldade em administrar, principalmente, questões financeiras, pois isso não era uma prática corriqueira para eles nas casas dos pais. Embora em outras áreas já exista uma determinada facilidade – como na limpeza da casa-, a inexperiência em coordenar as atividades de estudos, trabalho, burocracias e vida social ainda pesa na vida desses jovens.Downloads
Referências
AYUSO, S. Gestión sostenible en la industria turística–retórica y práctica en el sector hotelero español. Tese (Doutorado) Departamento de Geografía. Madrid, Universitat Autónoma de Barcelona, 2003.
GARCÍA, A. F.. Metateoría sobre la juventude em dificuldade social. Transicion a la vida adulta. Espanã: Posgrado y Sociedad, 2016.
MATTOS, A. R; CASTRO, L. R. Jovens e a liberdade: reflexões sobre autonomia, responsabilidade e independência. UFRJ /RJ 2016.
MICHAELIS: dicionário de língua portuguesa. São Paulo: editora melhoramentos,2008.
PLANILHA DO IBGE, 2017
PORTAL BRASIL. Mulheres são maioria em universidades e cursos de qualificação. 2016
PRADO, A. Como se adaptar à mudança de cidade? 2017.
SIMAS, A. Sozinhos e mal alimentados. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Priscila Palhano, Heitor Romero Marques
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista aceitam as normas de publicação, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.