Programa de aquisição de alimentos em MS: soberania alimentar, crise e perspectivas de superação
Palavras-chave:
Políticas públicas , Agricultura familiar , Comercialização , Soberania alimentarResumo
O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), implantado pelo Governo Federal em 2003, é desenvolvido com recursos interministerial do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), e operacionalizado da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB). Suas diretrizes buscam garantir a manutenção de estoques reguladores estratégicos, a fim de impedir desabastecimento no país. Todavia, seu principal objetivo é garantir o acesso a alimentos em quantidades necessárias às populações em situação de insegurança alimentar e nutricional por meio da compra da produção da agricultura familiar e doação simultânea. Assim, o PAA Compra com Doação Simultânea (PAA/CDS), veio a atender reivindicações dos movimentos sociais do campo de uma política pública de comercialização que garantisse o fortalecimento socioeconômico na agricultura familiar, com vistas à soberania alimentar. Portanto, é objetivo desta pesquisa, destacar a importância do PAA para Agricultura Familiar e produzir dados que possam demonstrar que o programa vem sofrendo por parte da atual gestão do Governo Federal e consequentemente no estado de Mato Grosso do Sul (MS), contingenciamento orçamentário e a diminuição do alcance dos objetivos princípios originários do programa. Logo, coube investigar a atuação operacional do PAA entre 2012 à 2017, particularmente no tocante ao orçamento anual do programa, avanços, limites e desafios. Por fim, conclui-se que o PAA/CDS, tem obtido sucesso em remover gradativamente o entrave da comercialização dos produtos da agricultura familiar, no entanto, o alcance do programa atualmente possui grave limitação orçamentária para ampliação de suas ações em MS.Downloads
Referências
ALMEIDA, R.A; KUDLAVISCZ, M. A potencialidade da pequena unidade de produção em Mato Grosso do Sul: os censos agropecuários 1995/96 e 2006 em debate. In: FAISTING, A. L.; FARIAS, M. F. L. Direitos Humanos, Diversidade e Movimentos Sociais: um diálogo necessário. Dourados: UFGD, 2011. p. 45-66.
ALTIERI, M. Agroecologia: a dinâmica produtiva da agricultura sustentável. 4ª ed. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2004. 110p.
BECKER, C.; ANJOS, F. S. A. BEZERRA, A. J. A. O impacto do programa de aquisição de alimentos da agricultura familiar na segurança alimentar e no desenvolvimento rural. SOBER/Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural. Campo Grande, 25 a 28 de julho de 2010.
BERGAMASCO, S. M. Assentamentos Rurais: reorganização do Espaço Produtivo e Processos de Socialização. In: Assentamentos Rurais: Mudança Social e Dinâmica Regional. Rio de Janeiro: Mauad, 2004. 308p.
BRASIL. Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB). MOC -Manual de Operações CONAB. 2017.
BRASIL. Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB). Cartilha do PAA. 2017.
BRASIL. Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB). O PAA como Fortalecedor do Cooperativismo e o Associativismo no Brasil. 2017.
BRASIL. Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB). Transparência Pública do PAA. 2017.
BRASIL. Lei Federal nº 10.696, de 2 de julho de 2003. Dispõe sobre a repactuação e o alongamento de dívidas oriundas de operações de crédito rural, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2 jul. 2003.
BRASIL. Lei Federal nº 11.326, de 24 de julho de 2006. Estabelece as diretrizes para a formulação da Política Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais.
BRASIL. Lei Federal nº 8.213, de 24 de Junho de 1991. Dispõe sobre a organização da Seguridade Social, institui Plano de Custeio, e dá outras providências. 1991
BRASIL. Tribunal de Contas da União. Acordão nº 646/2017. Dispõem sobre Relatório de Auditoria operacional no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) modalidade compra com doação simultânea, operado pela Conab em âmbito nacional. 2017.
BRASIL. Tribunal de Contas da União. Acordão nº 775/2016. Dispõem sobre Representação com pedido de media cautelar. Indícios de irregularidades na seleção de beneficiários do Programa Nacional de Reforma Agraria. Indícios de irregularidades na situação ocupacional de lotes do Programa Nacional de Reforma Agraria. Suspensão do acesso a outros benefícios e políticas públicas atrelados aos beneficiários da reforma Agrária. E dá outras providencias. 2016
CAPORAL, F.R. Em defesa de um Plano Nacional de Transição Agroecológica: compromisso com as atuais e nosso legado para as futuras gerações. Brasília: Embrapa Cerrado, 2008. 35p.
HESPANHOL, R. A. M. O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) na MRG de Dracena (SP). GeoUERJ, v.3, p.64 –87, 2009.
HESPANHOL, R. A. M. Programa de Aquisição de Alimentos: Limites e potencialidades de políticas de segurança alimentar para a agricultura familiar. Revista Sociedade & Natureza, Uberlândia, v. 25, n. 3, p. 469-483, set/dez/2013INSS. Previdência Social: IN Seção V -Contribuintes da Previdência Social; 2017.
INSS. SEGURADOS ESPECIAIS: Quem são e como contribuem? AG Prev; 2006.
MARTINS, G.; GUTTERES, L. M.; VIANA, P. R. Práticas Agroecológicas na Agricultura Familiar. Maquiné/RS-ANAMA, 2011. 45 p.
MEDEIROS, G. N;ALMEIDA, R. A. Estudo da participação no PAA da Associação dos Agricultores Familiares do assentamento “20 de Março” em Três Lagoas/MS no tocante ao impacto na reprodução social das famílias associadas. In: XXXIII Semana de Geografia da Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PA, 2017. Anais.., Londrina, PA. p. 846-860. 2017
PORTO, S. I.A agroecologia e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).Carta Maior,14/06/2016. p.1-10
SILVA JR, J. A. L; ALMEIDA, R. A.Estudo dos resultados socioeconômicos do PAA para a reprodução social das famílias no Assentamento Facão -Cáceres/MT. Estudos Geográficos, Rio Claro, v. 12, n. 2, p. 145-158, jul./dez., 2014 (ISSN 1678-698X)
VELOSO, F. A importância do programa de aquisição de alimentos para as famílias e entidades beneficiárias na região da Nova Alta Paulista. Presidente Prudente 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Carlos Alberto Heling, Euclides Reuter de Oliveira, Rosimeire Aparecida de Almeida, Andrea Maria de Araújo Gabriel, Angélica Margarete Magalhães, Alberto Giovani de Souza, Thaís Lemos Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista aceitam as normas de publicação, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.