Sistema Analógico para a captura das imagens e as novas possibilidades de reinvenção dos registros

Autores

  • Ana Laura Menegat de Azevedo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS https://orcid.org/0000-0003-2528-6634
  • Frederico Acosta Diegues Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Lucas Gabriel da Silva Caxito Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

DOI:

https://doi.org/10.30612/realizacao.v8i16.15269

Palavras-chave:

Fotografia Analógica. Expressão. Ruído. Instantaneidade. Cultura Visual.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discutir o uso de processos não convencionais de revelação de fotografias analógicas em tempos de instantaneidade e redes sociais. A partir de revisão bibliográfica, foram analisadas as principais características dos processos fotográficos alternativos, caracterizados pelo uso de químicos não convencionais. Em seguida apresentadas algumas visões sobre as possibilidades expressivas desta modalidade a partir de entrevistas e experiências pessoais dos autores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Laura Menegat de Azevedo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Estudante de Graduação 6º. semestre do Curso de Jornalismo da FAALC-UFMS

Frederico Acosta Diegues, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Estudante de Graduação 8º. semestre do Curso de Jornalismo da FAALC-UFMS

Lucas Gabriel da Silva Caxito, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Estudante de Graduação 8º. semestre do Curso de Jornalismo da FAALC-UFMS

Referências

BAUMAN, Z. Modernidade Líquida. Trad. Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

CAMPOS, Vinicius; SOUSA, Rodrigo. Entrevista 1. Entrevista concedida a Ana Laura Menegat de Azevedo. São Paulo, 17 jun. 2021, 18min e 35s. Entrevista realizada à distância via sistema de vídeo e áudio síncronos.

CARVALHO, Ludimilla; CRUZ, Nina Velasco. A fotografia analógica hoje: em busca do ruído na imagem. Contemporânea, v. 18, n. 03, set-dez 2020, p. 109-123. Disponível em https://periodicos.ufba.br/index.php/contemporaneaposcom/article/view/30667. Acesso em 07 ago. 2021.

CARVALHO, V. A experiência do homem comum na fotografia de rua contemporânea. Galaxia, n. 32, mai-ago 2016, p. 80-92. http://dx.doi.org/10.1590/1982-25542016223091. Acesso em 07 ago. 2021.

COSTA, Thiago Ruffinoda. Do forjado ao espontâneo: A pose do retrato fotográfico contemporâneo. Tese (Mestrado em Artes da Cena) – Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena, Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. Disponível em http://ppgac-ecoufrj.com.br/uploads/f/s/disserta-thiago-costa_HdgX.pdf. Acesso em 07 ago. 2021.

CASTELLS, Manuel. La sociedad red. 2ª ed. Madrid: Alianza Editorial, 2000.

FUKS, M.P. Mal estar na contemporaneidade e patologias decorrentes.Psicanálise e Universidade, n° 9 e 10, jul/dez 1998 – jan/jun 1999, p. 63 – 78.

GANDOLFO, Isabel. Entrevista 2. Entrevista concedida a Ana Laura Menegat de Azevedo, Frederico Acosta Diegues e Lucas Gabriel da Silva Caxito. São José dos Campos, 25 jun. 2021, 50min e 22s. Entrevista realizada à distância via sistema de vídeo e áudio síncronos.

GROTH, Otto. O poder cultural desconhecido. Fundamentos das Ciências dos Jornais. Trad. LiriamSponholz. Petrópoliz: Vozes, 2011.

HAINGE, Greg. Noise matters: towards an ontology of noise. London: Bloomsberry, 2013.

LOMBARDI, Kátia Hallak. Documentário imaginário, novas potencialidades na fotografia documental contemporânea. Tese (Mestrado em Comunicação Social) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Minas Gerais, 2007. Disponível em https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/FAFI-7TBQHM. Acesso em 07 ago. 2021.

MAGNI, Lolita Fernanda. Narrativas Visuais em Fotolivros.In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2016, São Paulo, SP. Anais […]. São Paulo, SP: Intercom, 2016, p. 1-13. Disponível em https://portalintercom.org.br/anais/nacional2016/resumos/R11-1499-1.pdf. Acesso em 07 ago. 2021.

MARGADONA, Laís Akemi e RENÓ, Denis Porto. A Fotografia na Nova Ecologia dos Meios: Aspectos e Práticas. In: 2º Congresso Ibero-americano sobre Ecologia dos Meios - Mulher e Gênero no Ecossistema Midiático, online, 2020. Memórias […]. Online: Ria Editorial, 2020, p. 69-80. Disponível em http://www.meistudies.org/index.php/cia/2cia/paper/view/690/381. Acesso em 28 jun 2021.

MEDITSCH, Eduardo O Jornalismo é uma Forma de Conhecimento? Beira Interior, Portugal: Setembro de 1997. Disponível em http://www.bocc.ubi.pt/pag/meditsch-eduardo-jornalismo-conhecimento.pdf. Acesso em 07 ago. 2021.

SANTAELLA, Lucia. O que é semiótica. Volume 103, Coleção Primeiros Passos. Editora Brasiliense, São Paulo - SP, 1983.

Downloads

Publicado

2021-12-17

Como Citar

de Azevedo, A. L. M., Diegues, F. A., & Caxito, L. G. da S. (2021). Sistema Analógico para a captura das imagens e as novas possibilidades de reinvenção dos registros. RealizAção, 8(16), 151–165. https://doi.org/10.30612/realizacao.v8i16.15269

Edição

Seção

Artigos