Análise espacial da temperatura da área central da cidade de Belém (PA)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55761/abclima.v35i20.18699

Palavras-chave:

Clima urbano. Transecto. Cobertura vegetal. Ilha de calor.

Resumo

Nos últimos anos, a cidade de Belém (PA) vem registrando aumentos nas temperaturas intraurbanas, principalmente na sua área central, que apresenta grandes concentrações de verticalização, de população e de circulação de veículos, além de reduções de vegetação. O interesse pelo estudo deste fenômeno ocorreu, a partir da observação de aumentos de temperatura na cidade, registrados pelo INMET, nas últimas décadas. O objetivo foi o de realizar um estudo sobre as características da temperatura na área central de Belém, utilizando transectos móveis. A metodologia abarcou revisão de literatura e levantamentos de temperaturas na área central do município, com base nos transectos realizados nos meses de agosto de 2015, no período noturno, e de setembro de 2016, no período diurno. A análise revelou que, no período noturno, o setor sudoeste apresentou as maiores temperaturas, por estar a sotavento da verticalização, enquanto o setor leste apresentou as menores temperaturas; no período diurno, o setor sul da área central, considerado mais populoso e de pouca arborização, apresentou as maiores temperaturas, enquanto o setor sudoeste apresentou os menores registros, por exibir áreas com boa arborização. Portanto, bairros com pouca vegetação apresentaram temperaturas mais elevadas, em relação aos bairros com arborização, isto é, a carência de vegetação refletiu diretamente no aumento da temperatura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Edilson Cardoso Rodrigues, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela Universidade de São Paulo - USP (2005) e Mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2008) e Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista / Presidente Prudente - UNESP (2017) . Atualmente é Professor Associado I da Faculdade de Geografia e Cartografia - FGC da UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA - UFPA. Tem experiência na área da Geografia Física, com ênfase Cartografia, Sensoriamento Remoto, Geoprocessamento, Gestão dos Recursos Naturais, Risco Ambiental e Climatologia. Sou Coordenador do Laboratório de Geografia Física - LAGEOF com apoio do Projeto Labinfra/Prograd - UFPA. Atua como professor Colaborador no Programa Residência Pedagógica - Núcleo Interdisciplinar em Geografia Belém-UFPA. É Coordenador do Grupo de Pesquisa em Estudos do Clima e Cartografia - GPECC. Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGG/UEPA e do Programa de Pós-Graduação em Gestão dos Recursos Hídricos - PPGRH - IG/UFPA

Referências

AMORIM, M. C. C. T. O clima urbano de Presidente Prudente/SP. 2000. Tese (Doutorado em Geografia Física) – Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.

AMORIM, M. C. C. T. Intensidade e forma da ilha de calor urbana em Presidente Prudente/SP: episódios de inverno. Geosul, Florianópolis, v. 20, n. 39, p 65-82, jan./jun. 2005.

BARROS, H. R.; LOMBARDO, M. A. A relação entre ilhas de calor urbana, ocupação do solo e morfologia urbana na cidade do recife. Revista Geonorte, Manaus, v. 2, n. 5 (ed. esp. 2), p. 65-76, 2012.

COSTA, E. R. da. O campo térmico e a qualidade ambiental urbana em Chapecó/SC. 2015. Tese (Doutorado em Geografia) – Faculdade de Geografia, Universidade Estadual de Presidente Prudente, São Paulo, 2015.

FERREIRA, L. S. Vegetação, temperatura de superfície e morfologia urbana: um retrato da região metropolitana de São Paulo. 2019. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.

GARTLAND, L. Ilhas de calor: como mitigar zonas de calor em áreas urbanas. Tradução: Sílvia Helena Gonçalves. São Paulo: Oficina de Textos, 2010. 248 p.

HUANG, L.; LIA, J.; ZHAOA, D.; ZHUB, J. A fieldwork study on the diurnal changes of urban microclimate in four types of ground cover and urban heat island of Nanjing, China. Building and Environment, v. 43, p. 7-17, 2008.

LOMBARDO, M. A. Ilhas de calor nas metrópoles: o exemplo de São Paulo. São Paulo: Hucitec, 1985. 224 p.

NÓBREGA, R. S.; VITAL, L. A. B. Influência da Urbanização sobre o microclima de Recife e formação de ilha de calor. Revista Brasileira de Geografia Física, Recife, v. 3, p. 151-156, 2010.

OKE, T. R. Review of Urban Climatology 1973-1976. Genebra: World Meteorological Organization, 1979.

OKE, T. R. Boundary Layer Climates. 2. ed. [S. l.]: Routledge, 1987.

OKE, T. R.; MILLS, G.; CHRISTEN, A.; VOOGT, J. Urban Climate. Cambridge: Cambridge Univ. Press, 2017.

TARIFA, J. R. Análise comparativa da temperatura e umidade na área urbana e rural de São José dos Campos (SP). Geografia, Rio Claro, v. 2, n. 4, p. 59-80, 1977.

Downloads

Publicado

08-11-2024

Como Citar

Rodrigues, J. E. C. (2024). Análise espacial da temperatura da área central da cidade de Belém (PA). Revista Brasileira De Climatologia, 35(20), 529–546. https://doi.org/10.55761/abclima.v35i20.18699

Edição

Seção

Artigos