Condições meteorológicas e de solo e seus impactos na produtividade e qualidade de grãos de trigo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55761/abclima.v35i20.17444

Palavras-chave:

Interações ambientais, qualidade fisiológica do grão, radiação solar, temperatura, potencial produtivo do trigo

Resumo

As relações entre clima, solo, qualidade de grãos e produtividade constituem uma abordagem complexa, uma vez que as relações são cumulativas e a cada mudança, mesmo que mínima, pode resultar em uma nova resposta. Adequadamente, o propósito desse estudo foi avaliar estas relações em dois anos de cultivo de trigo. O experimento foi realizado em uma propriedade rural de Céu Azul, PR, Brasil, com a amostragem química do solo em 33 pontos aleatórios de 15 hectares, além da coleta de dados de 11 estações meteorológicas distribuídas de acordo com zonas de manejo na respectiva área. Foram avaliadas a produtividade e as características de qualidade dos grãos (teor Spearman. Apropriadamente, observou-se que na primeira safra houve a ocorrência de geadas no fim do estágio de emborrachamento, resultando na queda da qualidade e produtividade do trigo. Ainda, as condições do solo da primeira safra foram inferiores às da segunda, identificando os nutrientes do solo que influenciaram na produtividade de cada uma das safras. Por fim, concluiu-se que a variação climática de um ano para outro é capaz de influenciar na produtividade de plantas de trigo, bem afetar diretamente as condições do solo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diandra Ganascini Donato, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Formou-se com grau de Bacharelado em Engenharia Agrícola, na área de concentração de Ciências Exatas e Tecnológicas na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) em março de 2017. Durante a graduação participou de projeto de iniciação cientifica (PIBIC) como bolsista CNPq em 2013 a 2014 no Laboratório de Controle de Qualidade de Produtos Agrícolas (LACON) com projeto de estudo da absorção de água em genótipos de feijão comum em função da temperatura da água de maceração, tendo como orientadora a professora Doutora Silvia Renata Coelho Machado. No ano de 2014 a 2016, participou de PIBIC do Laboratório de máquinas tratores e motores agrícolas, sendo em 2014 a 2015 bolsista pelo programa da UNIOESTE com tema: avaliação transversal e longitudinal da faixa de distribuição de fertilizante orgânico em equipamentos a lanço com taxa variável. Em 2015 a 2016 bolsista pela Fundação Araucária com projeto referente à avaliação do perfil transversal de distribuição a lanço na aplicação de calcário com diferentes umidades. Em Fevereiro de 2019 concluiu no Programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola (PGEAGRI) na UNIOESTE, campus cascavel, nível de mestrado sendo bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior ? CAPES, na área de pós colheita e sensoriamento remoto terrestre. Em Março de 2019 ingressou como aluna de Pós graduação de Engenharia Agrícola também na UNIOESTE como doutoranda na área de sensoriamento remoto e qualidade de grãos. No ano de 2021 Ingressou como discente de Agronomia no Centro Universitário Assis Gurgacz (FAG).

Erivelto Mercante, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE/CCET, atua nos cursos de graduação em Engenharia Agrícola e no Programa de Mestrado e Doutorado em Engenharia Agrícola - PGEAGRI. É Doutor pela Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI) da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2007), Mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2003) e Graduado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1999). Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, uso das Geotecnologias para o monitoramento agrícola e ambiental e Agricultura de Precisão.

Silvia Renata Machado Coelho, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (1995), mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (1998) e doutorado em Ciências de Alimentos pela Universidade Estadual de Londrina (2004). ATUAÇÃO: Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Pesquisador Nível 2 do CNPq na área de Engenharia Agrícola com ênfase em Pós-Colheita e Processamento de Produtos Agrícolas, atuando nos temas: armazenamento de produtos agrícolas, qualidade pós-colheita e análise instrumental de componentes químicos em produtos agrícolas. ADMINISTRAÇÃO: Exerceu a função de Coordenador do Programa de Pós Graduação em Engenharia Agrícola-Mestrado/Doutorado (2014 a 2016) Diretor do Núcleo Experimental de Engenharia Agrícola (2012-2013). Suplente de Coordenador do Programa de Pós Graduação em Engenharia Agrícola-Mestrado/Doutorado (2012 a 2014). CONSULTORIA AD HOC: CNPq, UFFS. Consultor ad hoc de revistas: Revista de Engenharia Agrícola, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Revista de Ciências Agrárias, Fruits. Foi editor da Área de Ciência e Tecnologia Pós-Colheita da Revista de Engenharia Agrícola.

Antônio Marcos Massao Hachisuca, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui graduação Em Ciência da Computação pela Universidade do Oeste Paulista (1994) e Mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (1998) campus São Carlos, doutorado em Engenharia Agrícola pela Unioeste Cascavel. Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas Embarcados em SW Livre, Redes de Computadores, Internet das Coisas , Smart Farm e Empreendedorismo, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistema de Aquisição de Dados em Tempo Real, Internet das Coisas, Redes de sensores sem fio e Empreendedorismo.

Eduardo Godoy de Souza, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduação em Engenharia Mecânica pela USP (1981), mestrado em Engenharia Mecânica pela UNICAMP (1987) e doutorado em Engenharia Mecânica pela UNICAMP (1989), com pós-doutorados na University of Nebraska (1994-95), na University of Missouri (2000-02) e na Colorado State University (2010). Atualmente é Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Agricultura de Precisão, atuando principalmente nos seguintes temas: mecanização agrícola, agricultura de precisao, agricultura digital (agriculura 4.0), geoestatistica, e softwares especialistas. Coordena e participa de projetos de pesquisas científicas, financiados por orgãos de fomentos (CNPq, Fundação Araucária, FINEP, CAPES). Criador do Laboratório de Mecanização Agrícola e Agricultura de Precisão ? LAMAP / UNIOESTE / Cascavel em 2002 e seu coordenador desde a sua criação. Cordenador do Projeto de Criação (e seu primeiro coordenador) do Programa de Pós-Graduação Strictu Senso em Engenharia Agrícola da Unioeste (1997), o primeiro da instituição. Coordenador da plataforma digital web AgDataBox (https://adb.md.utfpr.edu.br/map/auth/login), a única plataforma web gratuita em agricultura digital do mundo.

Maicon Sérgio Nascimento dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria

Engenheiro Agrônomo e Mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente, é bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em nível de Doutorado, pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola (PPGEA), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e acadêmico do Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional (PEG), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Membro do Laboratório de Engenharia de Processos Agroindustriais (LAPE) e realiza pesquisa em parceria com o Laboratório Biotec Factory. Durante o mestrado, atuou nos seguintes temas: reutilização de biomassas agrícolas e adoção e potencialização de tecnologias limpas para a obtenção de compostos de interesse em bioprodutos agrícolas para a produção de biocombustíveis. Durante o doutorado, está atuando em temáticas relacionadas à prospecção de microrganismos e desenvolvimento de bioinseticida para o controle de lagartas nas culturas da soja e do algodão. É membro de projetos inovadores de ciência e tecnologia da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) e de projetos universais do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Membro de corpo editorial de periódicos internacionais de alto fator de impacto e revisor de periódicos nacionais e internacionais ligados à agricultura e sustentabilidade.

Bruna de Villa, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Engenharia Agrícola-PPGEA-Universidade Federal de Santa Maria-UFSM, na linha de Pesquisa de Engenharia de Água e Solo. É acadêmica do Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional-PEG, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Tem Mestrado em Engenharia de Energia na Agricultura-PPGEA - UNIOESTE/Cascavel, na linha de pesquisa de Biomassa e culturas energéticas, específico na área de Física do solo. Possui Graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná- UNIOESTE (2018). Com experiência na área de Engenharia Agrícola, onde foi monitora em Resistência dos Materiais e Teoria das Estruturas (2016). Trabalha com solos, atuando principalmente nos seguintes temas: Impacto do uso de espécies de cobertura na estrutura de Latossolo Argiloso com reflexos no rendimento de grão de soja, Impacto do uso de Sistemas de Manejo e de Rotação de culturas na Estrutura de um Latossolo Argiloso Sob Sistema Plantio Direto, Eficácia de Sistemas de Manejo e de espécies de cobertura na redução das perdas de água e solo e na melhoria da qualidade de um Latossolo Argiloso. Fez estágio no Laboratório de Física do Solo-LAFIS na Unioeste/Cascavel. Realizou trabalho voluntário para fins e aprimoramento e conhecimento em solos no Laboratório de Física do Solo-LAFIS na Unioeste/Cascavel, onde desenvolveu atividades juntamente com o Instituto Agronômico do Paraná - IAPAR, com enfase em atividades de coleta de amostras deformadas e indeformadas do solo, determinação de densidade e espaço poroso do solo, análise granulométrica, condutividade hidráulica do solo saturado bem como no auxilio na implantação e condução de projetos de pesquisa (17/02/2014 a 15/08/2014 e 03/08/2015 a 30/12/2016). Participou de duas Iniciações cientificas com enfase em solos (2015 e 2017). Participa do Grupo de Pesquisa "Manejo da Água em Sistemas Agrícolas" (2022) da Universidade Federal de Santa Maria.

Referências

ALEJANDRO, Santiago; HÖLLER, Stefanie; MEIER, Bastian; PEITER, Edgar. Manganese in plants: from acquisition to subcellular allocation. Frontiers in Plant Science, p. 300, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.3389/fpls.2020.00300. Acesso em: 02 fev. 2024.

ALLEN, Richard; PEREIRA, Luis; RAES, Dirk; SMITH, Martin. Crop evapotranspiration - Guidelines for computing crop water requirements. FAO - Food and Agriculture Organization of the United Nations, v. 56, 1998. Disponível em: http://www.fao.org/3/X0490E/x0490e00.htm. Acesso em: 18 set. 2023.

ALTUHAISH, Adeel Abdul Karim; MIFTAHUDIN; TRIKOESOEMANINGTYAS; YAHYA, Sudirman. Field adaptation of some introduced wheat (Triticum aestivum L.) genotypes in two altitudes of tropical agro-ecosystem environment of Indonesia. HAYATI Journal of Biosciences, v. 21, n. 1, p. 31–38, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.4308/hjb.21.1.31. Acesso em: 29 mar. 2024.

ASLAM, Muhammad; AHMED, Mukhtar; STÖCKLE, Claudio; HIGGINS, Stewart; HASSAN, Fayyaz Ul; HAYAT, Rifat. Can growing degree days and photoperiod predict spring wheat phenology? Frontiers in Environmental Science, p. 57, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.3389/fenvs.2017.00057. Acesso em: 09 mar. 2024.

BAJWA, Ali; FAROOQ, Muhammad; AL-SADI, Abdullah; NAWAZ, Ahmad; JABRAN, Khawar; SIDDIQUE, Kadambot. Impact of climate change on biology and management of wheat pests. Crop Protection, v. 137, n. 105304, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.cropro.2020.105304. Acesso em: 11 mar. 2024.

BRASIL, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Regras para análise de sementes. 2009. Disponível em: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/insumos-agropecuarios/arquivos-publicacoes-insumos/2946_regras_analise__sementes.pdf. Acesso em: 16 out. 2023.

CUI, Haixing; LUO, Yongli; CHEN, Jin; JIN, Min; LI, Yong; WANG, Zhenlin. Straw return strategies to improve soil properties and crop productivity in a winter wheat-summer maize cropping system. European Journal of Agronomy, v. 133, p. 126436, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.eja.2021.126436. Acesso em: 11 fev. 2024.

DALOZ, Anne Sophie; RYDSAA, Johanne; HODNEBROG Øivind; SILLMANN, Jana; VAN OORT, Bob; MOHR, Christian Wilhelm; AGRAWAL, Madhoolika; EMBERSON, Lisa; STORDAL, Frode; ZHANG, Tianyi. Direct and indirect impacts of climate change on wheat yield in the Indo-Gangetic plain in India. Journal of Agriculture and Food Research, v. 4, p. 100132, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jafr.2021.100132. Acesso em: 21 fev. 2024.

DE SOUZA, Marjorrie Augusto; DETMANN, Edenio; DE FRANCO, Marcia de Oliveira; BATISTA, Erick Darlisson; ROCHA, Gabriel Cipriano; VALADARES FILHO, Sebastião de Campos; SALIBA, Eloísa de Oliveira Simões. Estudo colaborativo para avaliação dos teores de proteína bruta em alimentos utilizando o método de Kjeldhal. Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal, v. 17, n. 4, p. 696–709, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1519-99402016000400013. Acesso em: 07 mar. 2024.

ESPINDULA, Marcelo Curitiba; CAMPANHARO, Marcela; ROCHA, Valterely Soares; MONNERAT, Pedro Henrique; FAVARATO, Luiz Fernando. Mineral composition of wheat grains subjected to ammonium sulfate and trinexapac-ethyl rates. Pesquisa Agropecuária Tropical, v. 40, n. 4, p. 513–520, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1983-40632010000400014. Acesso em: 14 jan. 2024.

FARZADFAR, Soudeh; KNIGHT, Diane; CONGREVES, Kate. Soil organic nitrogen: an overlooked but potentially significant contribution to crop nutrition. Plant and Soil, v. 462, n. 1, p. 7–23, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11104-021-04860-w. Acesso em: 11 fev. 2024.

FÉRET, Jean Baptiste; GITELSON, Anatoly; NOBLE, Scott; JACQUEMOUD, Stéphane. PROSPECT-D: Towards modeling leaf optical properties through a complete lifecycle. Remote Sensing of Environment, v. 193, p. 204–215, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.rse.2017.03.004. Acesso em: 18 fev. 2024.

HARGREAVES, John Harry. Potential evapotranspiration and irrigation requirements for Northeast Brazil. Logan: Utah State University, p. 123, 1974.

HASSAN, Muhammad; XIANG, Chen; FAROOQ, Muhammad; MUHAMMAD, Noor; YAN, Zhang; HUI, Xu; YUANYUAN, Ke; BRUNO, Attiogbe; LELE, Zhang; JINCAI, Li. Cold stress in wheat: plant acclimation responses and management strategies. Frontiers in Plant Science, p. 1234, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.3389/fpls.2021.676884. Acesso em: 19 fev. 2024.

HUSSAIN, Hafiz; HUSSAIN, Saddam; KHALIQ, Abdul; ASHRAF, Umair; ANJUM, Shakeel; MEN, Shengnan; WANG, Longchang. Chilling and drought stresses in crop plants: implications, cross talk, and potential management opportunities. Frontiers in Plant Science, p. 393, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.3389/fpls.2018.00393. Acesso em: 10 mar. 2024.

JÚNIOR, Mario José Pedro; CAMARGO, Marcelo Bento Paes de; MORAES, Adriana Vieira de Camargo; FELÍCIO, João Carlos; CASTRO, Jairo Lopes de. Base-temperature, growing degree-days and crop growth cycle duration of triticale cultivars. Bragantia, v. 63, n. 3, p. 447–453, 2004. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0006-87052004000300015. Acesso em: 11 abr. 2024.

KALLENBACH, Cynthia; FREY, Serita; GRANDY, Stuart. Direct evidence for microbial-derived soil organic matter formation and its ecophysiological controls. Nature Communications, v. 7, n. 1, p. 1–10, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1038/ncomms13630. Acesso em: 15 fev. 2024.

KAPP JUNIOR, Claudio; GUIMARÃES, Alaine; CAIRES, Eduardo. Use of active canopy sensors to discriminate wheat response to nitrogen fertilization under no-tillage. Engenharia Agrícola, v. 36, n. 5, p. 886–894, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1809-4430-Eng.Agric.v36n5p886-894/2016. Acesso em: 13 jan. 2024.

NARAYANAN, Sruthi. Effects of high temperature stress and traits associated with tolerance in wheat. Open Access Journal of Science, v. 2, n. 3, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.15406/oajs.2018.02.00067. Acesso em: 21 fev. 2024.

PIAS, Osmar Henrique de Castro; SANTI, Antônio Luis; CHERUBIN, Maurício Roberto; BERGHETTI, Juliano; OLIVEIRA, Thiago Campos de. Characterization of spatial variability of the relative chlorophyll index in wheat crop. Pesquisa Agropecuária Tropical, v. 44, n. 4, p. 451–459, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1983-40632014000400013. Acesso em: 09 mar. 2024.

PRANDO, André Mateus; ZUCARELI, Claudemir; FRONZA, Vanoli; OLIVEIRA, Fábio Álvares de; OLIVEIRA JÚNIOR, Adilson. Productive characteristics of wheat according to nitrogen sources and levels. Pesquisa Agropecuária Tropical, v. 43, n. 1, p. 34–41, 2013. Disponível em: https://doi.org/ https://doi.org/10.1590/S1983-40632013000100009. Acesso em: 04 mar. 2024.

SADEGHZADEH, Behzad. A review of zinc nutrition and plant breeding. Journal of soil science and plant nutrition, v. 13, n. 4, p. 905–927, 2013. Disponível em: http://dx.doi.org/10.4067/S0718-95162013005000072. Acesso em: 23 fev. 2024.

SARDANS, Jordi; PEÑUELAS, Josep. Potassium control of plant functions: ecological and agricultural implications. Plants, v. 10, n. 2, p. 419, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.3390/plants10020419. Acesso em: 15 mar. 2024.

THOR, Kathrin. Calcium—nutrient and messenger. Frontiers in Plant Science, p. 440, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.3389/fpls.2019.00440. Acesso em: 07 abr. 2024.

TIAN, Baoliang; ZHU, Mengke; PEI, Yingchun; RAN, Geyao; SHI, Yu; DING, Jianqing. Climate warming alters the soil microbial association network and role of keystone taxa in determining wheat quality in the field. Agriculture, Ecosystems & Environment, v. 326, p. 107817, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.agee.2021.107817. Acesso em: 29 jan. 2024.

TOMAZ, Alexandra; PALMA, José Ferro; RAMOS, Tiago; COSTA, Maria Natividade; ROSA, Elizabete; SANTOS, Marta; BOTETA, Luís; DÔRES, José; PATANITA, Manuel. Yield, technological quality and water footprints of wheat under Mediterranean climate conditions: a field experiment to evaluate the effects of irrigation and nitrogen fertilization strategies. Agricultural Water Management, v. 258, p. 107214, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.agwat.2021.107214. Acesso em: 05 abr. 2024.

VESOHOSKI, Fernando; MARCHIORO, Volmir Sergio; FRANCO, Francisco de Assis; CANTELLE, Alexandro. Components of grain yield in wheat and its direct and indirect effects on productivity. Revista Ceres, v. 58, n. 3, p. 337–341, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0034-737X2011000300014. Acesso em: 07 abr. 2024.

VOLLMER, Elisabeth; MUßHOFF, Oliver. Average protein content and its variability in winter wheat: a forecast model based on weather parameters. Earth Interactions, v. 22, n. 19, p. 1–24, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1175/EI-D-18-0011.1. Acesso em: 07 abr. 2024.

XU, Chengcheng; LU, Chuiyu; SUN, Qingyan. Impact of climate change on irrigation water requirement of wheat growth – a case study of the Beijing-Tianjin-Hebei region in China. Urban Climate, v. 39, p. 100971, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.uclim.2021.100971. Acesso em: 07 abr. 2024.

ZHAO, Jihao; LIU, Zhaoxin; LAI, Huajiang; YANG, Dongqing; LI, Xiangdong. Optimizing residue and tillage management practices to improve soil carbon sequestration in a wheat–peanut rotation system. Journal of Environmental Management, v. 306, p. 114468, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jenvman.2022.114468. Acesso em: 07 abr. 2024.

Downloads

Publicado

19-07-2024

Como Citar

Donato, D. G., Mercante, E., Coelho, S. R. M., Hachisuca, A. M. M., Souza, E. G. de, Santos, M. S. N. dos, & Villa, B. de. (2024). Condições meteorológicas e de solo e seus impactos na produtividade e qualidade de grãos de trigo. Revista Brasileira De Climatologia, 35(20), 179–202. https://doi.org/10.55761/abclima.v35i20.17444

Edição

Seção

Artigos