Desenvolvimento do aplicativo “aprenda climatologia”: estudo de caso como ferramenta pedagógica nos anos finais do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.55761/abclima.v34i20.17342Resumo
Conforme preconizado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Documento Curricular Referencial do Estado do Ceará (DCRC), os conteúdos sobre o clima e as variabilidades climáticas devem ser ministrados de forma contextualizada, considerando o protagonismo dos estudantes. Assim, o objetivo principal deste estudo é investigar o uso de um aplicativo desenvolvido para dispositivos móveis no processo de ensino-aprendizagem destes conteúdos, que são ministrados nos anos finais do ensino fundamental. Dessa forma foi desenvolvido o aplicativo "Aprenda Climatologia" em linguagem No Code na plataforma FIGMA e disponibilizado aos estudantes do oitavo ano do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros de Fortaleza/CE. Os conteúdos, curiosidades e um questionário investigativo, que foi aplicado por meio de um formulário eletrônico, visam fortalecer o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TDIC) em atividades acadêmicas e extras curriculares complementares. Os resultados mostram que 75% dos estudantes obtiveram desempenho satisfatório nas respostas das perguntas propostas no questionário e que 90% desses estudantes afirmam ter aprovado o método de ensino proposto. Assim, concluiu-se que o uso dessa tecnologia como metodologia de ensino mostrou-se promissor e que conseguiu motivar a maioria dos estudantes participantes, reafirmando que o uso das TDIC pode facilitar a compreensão dos conteúdos ministrados em sala de aula.
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