Development of the application “aprenda climatologia”: a case study as a pedagogic tool in the final years of elementary school

Authors

DOI:

https://doi.org/10.55761/abclima.v34i20.17342

Abstract

As recommended in the National Common Curriculum (BNCC) and the Ceará State Referential Curriculum Document (DCRC), content on climate and climate variability should be taught in a contextualized way, taking into account the role of students. The main aim of this study is to investigate the use of an application developed for mobile devices in the teaching-learning process of this content, which is taught in the final years of primary school. The "Learn Climatology" application was developed in No-Code language on the FIGMA platform and made available to eighth-grade students at the Military College of the Fire Brigade in Fortaleza/CE. The content, curiosities, and an investigative questionnaire, which was applied using an electronic form, aim to strengthen the use of Information and Communication Technologies (ICT) in complementary academic and extracurricular activities. The results show that 75 percent of the students performed satisfactorily in answering the questions proposed in the questionnaire and that 90 percent of these students said they approved of the proposed teaching method.  Thus, it was concluded that the use of this technology as a teaching methodology proved to be promising and that it managed to motivate the majority of the participating students, reaffirming that the use of ICT can facilitate understanding of the content taught in the classroom.

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Author Biographies

Emerson Thadeu da Silva Souza, Universidade estadual do Ceará

Possui Mestrado em Climatologia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE 2022) graduação em Segurança Pública pela Universidade Estácio de Sá (2017) e graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Ceará (2022). Atualmente é soldado pronto - Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará.

Emerson Mariano da Silva , Universidade Estadual do Ceará

Professor Associado II do Curso de Física da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Possui graduação e Mestrado em Meteorologia pela Universidade Federal da Paraíba ? UFPB (1999 e 2001) e Doutorado em Engenharia Civil (Área de concentração: Recursos Hídricos - Linha de Pesquisa: Climatologia do Nordeste) pela Universidade Federal do Ceará ? UFC (2007). Coordenador do Curso de Mestrado Acadêmico em Ciências Físicas Aplicadas da UECE (2010 - 2016). Diretor Científico da Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMET: 2014 - 2016). Membro do Conselho Científico do Centro de Investigações Climáticas e Aplicações dos Países da CPLP e África ? CIICLAA. Membro do Fórum Cearense de Mudanças Climáticas e Biodiversidade (Portaria 303/2016 UECE). Membro do Conselho Municipal de Proteção de Defesa Civil ? Prefeitura Municipal de Fortaleza (Portaria 313/2016 UECE). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq ? Nível 2 (03/2015 a 02/2018). Presidente do Conselho Deliberativo da Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMET: 2016 - 2017). Membro do Conselho Deliberativo da SBMET (2016 - 2019). Pró-Reitor de Políticas Estudantis da UECE (2016 - 2020). Atualmente é Coordenador do Mestrado Profissional em Climatologia e Aplicações nos Países da CPLP e África (Portaria 2985/20015 UECE), Editor Associado da Revista Brasileira de Meteorologia ? RBMET (2014 ? Atual), Membro do Projeto Cientista Chefe da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Ceará (Funcap/Secitece) e Membro do Conselho Estadual de Proteção e Defesa Civil (Coepdec) do Ceará (Portaria 288/2023).

João Hugo Baracuy da Cunha Campos, Universidade Estadual da Paraíba

Bacharel em Meteorologia pela Universidade Federal de Campina Grande (2004), licenciado em Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba (2007), possui mestrado em Meteorologia, com área de concentração em Agrometeorologia pela Universidade Federal de Campina Grande (2006), doutorado em Recursos Naturais, com área de concentração em Modelagem de Processos Ambientais pela Universidade Federal de Campina Grande (2010), e Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2016). Tem experiência nas áreas de agrometeorologia, climatologia estatística, recursos hídricos, matemática aplicada e estatística aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem agrometeorológica, pegada hídrica e métodos estatísticos. Professor do curso de Licenciatura em Física, no Campus VIII da Universidade Estadual da Paraíba.

José Maria Brabo Alves, Universidade Estadual do Ceara

Graduado em Meteorologia pela Universidade Federal do Pará, Mestrado e Doutorado em Engenharia Civil (Recursos Hídricos) pela Universidade Federal do Ceará. Pós-Doutorado em Ciências Atmosféricas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente exerce a função de Professor Adjunto da Universidade Estadual do Ceará (UECE) - Centro de Tecnologia - Departamento de Física. Exerceu a gerência da Divisão de Tempo e Clima da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos. Tem experiência como Pesquisador na área de Geociências, com ênfase em Meteorologia Dinâmica, Climatologia e estudos aplicados tais como: os impactos da variabilidade climática na agricultura e recursos hídricos do Nordeste do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: variabilidade sazonal e intrassazonal, previsibilidade e prognóstico sazonal, sistemas atmosféricos atuantes no Nordeste do Brasil. Tem colaborado cientificamente em orientações de Graduação e Pós-Graduação dos cursos de Ciências Físicas e Aplicadas da Universidade Estadual do Ceará e de Engenharia Civil - Recursos Hídricos e Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui vários prêmios em eventos científicos e correlatos. É revisor de vários periódicos Nacionais e Internacionais, é membro colaborador do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas. Atualmente é Editor Chefe da Revista Brasileira de Meteorologia.

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Published

25/01/2024

How to Cite

Souza, E. T. da S., da Silva , E. M., Campos, J. H. B. da C., & Alves, J. M. B. (2024). Development of the application “aprenda climatologia”: a case study as a pedagogic tool in the final years of elementary school. Brazilian Journal of Climatology, 34(20), 204–223. https://doi.org/10.55761/abclima.v34i20.17342

Issue

Section

Artigos