Cultura negra afrodiaspórica: a voz da mulher negra como resistência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/nty.v13i21.19427

Palavras-chave:

Voz Negra, Resistência, Mulher Negra

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar a representação da voz da mulher negra na articulação de lutas em prol da igualdade de gênero em nossa sociedade. Destacamos aqui duas mulheres que alcançaram projeção nacional a partir de 1960: Elza Soares e Carolina Maria de Jesus.  Neste sentido, tomamos a voz negra como símbolo de resistência e reexistência, como movimento de reivindicação cultural, como assinala Certeau (1995). Assim, realizamos uma análise das letra de algumas  músicas interpretadas e compostas por Elza Soares, as quais estão presentes no Álbum póstumo da cantora No tempo da Intolerância, bem como a composição realizada em   homenagem a escritora mineira pela escola de samba paulista Colorado do Brás, intitulada “Carolina: a cinderela negra do Canindé no ano de 2022.  O referencial teórico utilizado nas análises deste artigo encontram-se ancorados em Certeau (1995), Davis(2016), Evaristo (2017), Gomes (2005), Hall(2016), hooks (2023), Kilomba (2019), Lauretis (1994), Ribeiro (2018/2019) e Silva (2014).

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Biografia do Autor

Débora Ferreira Pinto, UEPG

Graduação em Filosofia - Licenciatura pelo Instituto de Educação Superior Sant'Ana/ Faculdade Santana (2013). Especialização em Neuropedagogia - Faculdades Integradas do Vale do Ivaí / UNIVALE (2014) . Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio - Universidade Estadual do Paraná /UEPG (2018). Mestranda em Estudos da Linguagem vinculada ao PPGEL- UEPG - linha de pesquisa com ênfase nos Estudos linguísticos voltado para a relação entre língua, raça e educação. Possui experiência na área de Educação Infantil, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos. Atua como professora de Filosofia e gestora escolar na Secretaria de Estado da Educação do Paraná - (SEED-PR) desde 2015.

Maria Antônia Marçal da Silva, UEM

Sou licenciada em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa/UEPG . Leciono na Rede Estadual de Educação do Paraná desde 2003. Minha especialização  foi na área de História e Cultura pela UEPG, mestrado em Educação pela mesma instituição. Atualmente sou doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação  em História da Universidade Estadual de Maringá/UEM na linha de História, Cultura e Narrativas. Minha pesquisa atual tem como objeto de estudo  a escrita de Carolina Maria de Jesus e tem como objetivo compreender  como sua escrita  é atravessada por formas religiosas diversas que lhe permite compreender a realidade na qual está inserida e refletir sobre a mesma. 

Referências

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Indicação ao título de Doutor Honoris Causa para ELZA SOARES pela UFRGS. Acesso em 18/12/2023. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/214392/001118121.pdf?sequence=1&isAllowed=y

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Publicado

2025-09-08

Como Citar

Pinto, D. F., & Silva, M. A. M. da. (2025). Cultura negra afrodiaspórica: a voz da mulher negra como resistência. Revista Ñanduty, 13(21), 275–300. https://doi.org/10.30612/nty.v13i21.19427