A permanência de acadêmicos indígenas na universidade a partir do Programa Rede de Saberes: experiências decoloniais no espaço da UCDB
DOI:
https://doi.org/10.30612/nty.v12i19.18813Palavras-chave:
Decolonialidade, Interculturalidade, Rede de saberesResumo
O presente escrito tem por objetivo a apresentação de algumas reflexões construídas sob a perspectiva dos Estudos Culturais e Pós-Coloniais, tendo como campo empírico o espaço físico e simbólico do Programa Rede de Saberes da Universidade Católica Dom Bosco, no município de Campo Grande - MS. Para produzir tais considerações, foi necessário a elaboração de um denso levantamento
bibliográfico, cujos autores(as) selecionados foram aqueles que discutem questões concernentes à Modernidade/Colonialidade, à Interculturalidade e as questões de Identidade e Diferença, como é o caso de Skliar (2003), Walsh (2009; 2016; 2019), Quijano (2005), Hall (2014; 2020) e Bhabha (1998). Os resultados revelam que o Programa Rede de Saberes se mostrou uma significativa articulação
interinstitucional que têm possibilitado a entrada, o transitar e a produção de afetamentos, desequilíbrios e ressignificações através do ingresso de indígenas nas universidades.
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