Arandu rape - o caminho da sabedoria
Como se tonar um Kaiowá sábio?
DOI:
https://doi.org/10.30612/nty.v12i19.18115Palavras-chave:
conhecimento Kaiowá, sabedoria Kaiowá, o caminho da sabedoria Kaiowá.Resumo
Resumo: Este pequeno texto aborda uma síntese da minha vivência como Kaiowá e morador de uma reserva indígena em Mato Grosso do Sul. O tema tratado é sobre a sabedoria kaiowá e a sua produção, destacando os conhecimentos das pessoas mais experientes e dos jovens yvyra´ija, que seguem os caminhos dos seus mestres (avôs ou avós). Falo desde o meu local de moradia, na Reserva de Amambai, MS, onde vivem muitos coletivos Kaiowá e Guarani, com mais de 11 mil pessoas, provenientes de vários tekoha de onde foram expulsos no século passado. O esforço é entender como o conhecimento necessário à leitura e compreensão do mundo é transmitido entre as gerações, sempre levando em conta as relações desenvolvidas nos coletivos parentais e nos círculos de aliança.
Downloads
Referências
BRAND, A. J. 1993. O confinamento e seu impacto sobre os Pãi-Kaiowá. Dissertação (mestrado). Porto Alegre: Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre.
LÉVI-STRAUSS, Claude. 1997a [1962]. O pensamento selvagem. Tradução de Tânia Pellegrini. 2a. ed. Campinas, Papirus.
MELIÀ, GRUBERG E GRUNBERG. 1976. Etnografia guarani del Paraguay contemporâneo: Los Pai-Tavyterã. Suplemento Antropológico, Asunción.
PEREIRA, Levi Marques. 2004. Imagens Kaiowá do Sistema Social e seu entorno. Tese de Doutorado em Antropologia Social – PPGAS/USP, São Paulo.
SCHADEN, Egon. 1974. Aspectos Fundamentais da Cultura Guarani. 3ª Ed. São Paulo: EPU/EDUSP.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).