O Comum terrano
Um ensaio para os humanos
DOI:
https://doi.org/10.30612/nty.v9i13.15553Palavras-chave:
Antropoceno, Estudos críticos do desenvolvimento, Terrano, HumanoResumo
O ensaio que segue é uma provocação à imagem do humano a partir da especulação do personagem radical e emergente do Terrano, quando um outro contesta e reflete sobre as ações já normalizada de outro. Escolhemos o personagem do Terrano para iniciar uma discussão teórica ainda pouco ouvida, tanto no Mato Grosso do Sul, quanto no Brasil: a era do Antropoceno, fenômeno que coloca o hoje e o amanhã como uma grande dúvida para os humanos e para muitos não humanos. Início que busca caminhos solidários entre humanos e não humanos, e também, para a produção real do Terrano.
Downloads
Referências
AGAMBEN, G. O homem sem conteúdo. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2012.
BRAYNER, A e FANTINEL, F. (orgs). Racismo em Variações: contribuições para critíca biopolítica. CHAPARRO, Y, MACIEL, J, RODRIGUES, E,
MORIGINO, A e GODOI, C. O desenvolvimento nas palavras de um rezador Avá Guarani/Ñandeva. Educs, 2019.
CHAPARRO, Y, MACIEL, J, RODRIGUES, E, e MORIGINO, A. O mundo e fim do mundo: palavras de um rezador Avá Guarani sobre o desenvolvimento. Revista Tellus, 2019.
DANOWSKI, D e VIVEIROS DE CASTRO, E. Há um mundo por vir?: ensaio sobre os medos e os fins. Cultura e Barbarie: Instituto Socioambiental: Florianópolis, 2017.
FAUSTO, J. Os desaparecidos do antropoceno. Texto apresentado no Colóquio Internacional Os Mil Nomes de Gaia - do Antropoceno à Idade da Terra, em setembro/2014 no Rio de Janeiro. https://www.ipcc.ch. Último acesso em: 12 dez. 2019
KOPENAWA, D. e ALBERT, B. A queda do céu: palavras de uma xamã Yanomami. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
KRENAK, A. Ideias para adiar o fim do mundo. Editora Companhia das Letras. 2019.
LATOUR, B. Como distinguir amigos e inimigos no tempo do Antropoceno. Revista de Antropologia USP. 2014
LATOUR, B. Facing Gaia. Six lectures on the political theology of nature. Being the Gifford Lectures on Natural Religion Edinburgh,18th -28th of February 2013. Version 10-3-13. Disponível em: . Último acesso em: 10 dez. 2019.
LATOUR, B. Jamais Fomos Modernos. 4ª. Reimpressão. Tradução de Carlos Irineu da Costa. Rio de Janeiro. Editora 34. 2008.
LATOUR, B. Waiting for Gaia. Composing the common world through art and politics. Novembro, 2011. Disponível em: <http://www.bruno- latour.fr>. Último acesso em: 08 dez. 2019.
MIGUEL, Jean. Negacionismo climático no Brasil. Revista Coletiva, 2020.
RIST, G. El desarrollo: historia de una creencia occidental. Madrid. Editora Catarata. 2012.
STENGERS, I. No tempo das catástrofes – resistir à barbárie que se aproxima. 1ª. Reimpressão. Tradução de Eloisa Araújo Ribeiro. Cosac Naify. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).