Notícias

CHAMADA PARA DOSSIÊ (2025-1)

2024-10-09

CULTURAS NEGRAS NA MÚSICA, NA LITERATURA E NAS ARTES DAS AMÉRICAS, CARIBE E AMAZÔNIAS AFRO-DIASPÓRICAS

Organizadores:

Maurício Costa (PPHIST – UFPA/PPGSA – UFPA) - https://orcid.org/0000-0002-0223-9264

Mílton Ribeiro (DFCS – UEPA/PPGSA – UFPA) – https://orcid.org/0000-0002-7275-7614

O envio das contribuições deve ser feito até o dia 31 de dezembro de 2024 e poderão ser feitas pelo site da revista http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/nanduty e também pelo e-mail da revista Ñanduty revistappgant@gmail.com  (com assunto: dossiê 2025-1)

Saiba mais sobre CHAMADA PARA DOSSIÊ (2025-1)

Edição Atual

v. 12 n. 19 (2024): A UNIVERSIDADE COMO (CORPO-)TERRITÓRIO: Coletivos indígenas e políticas de (re)afirmação/ (re)ocupação de mundos
Capa: Renato Lucas Areco de Matos

Organização 

Célia Maria Foster Silvestre (UEMS/PPGAnt - UFGD)

Beatriz Landa (UEMS/PPGAnt - UFGD)

Sirley Lizott Tedeschi (UEMS)

Capa 

Renato Lucas Areco de Matos (Mestrando do Programa de Pós-graduação em Sociologia/UFGD)

 

Publicado: 2024-07-31

Apresentação do Dossiê

  • A universidade como (corpo-)território: coletivos indígenas e políticas de (re) afirmação/ (re)ocupação de mundos

    Célia Maria Foster Silvestre, Beatriz Landa, Sirley Lizott Tedeschi
    1-11
    DOI: https://doi.org/10.30612/nty.v12i19.18801

Artigos do Dossiê

  • Coletivos e estudantes/pesquisadores(as) indígenas aldeando a Universidade Federal de São Carlos

    Marcos José de Aquino Pereira, Anacleide Assunção Costa Aguiar Dessano, Jocimara Braz de Araújo Pataxó, Pedro Manoel da Silva Santos Pankararu, Ivanildo da Silva Ferreira Baniwa, Vanessa Jacilda da Silva Atikum
    12-37
    DOI: https://doi.org/10.30612/nty.v12i19.18802
  • Nhemongueta mboe'roy rehegua: conversas sobre a escola/universidade

    Luana Lopes Martins
    38-51
    DOI: https://doi.org/10.30612/nty.v12i19.18803
  • Corpo-território indígena mulher nas universidades brasileiras a experiência vivida da colonialidade no cotidiano acadêmico e a insurgência na autoafirmação étnica

    Nanah Vieira
    52-76
    DOI: https://doi.org/10.30612/nty.v12i19.18172
  • Autonomia e Interculturalidade. Uma experiência decolonial de educação indígena superior na UFAM

    Ivani Ferreira de Faria
    77-117
    DOI: https://doi.org/10.30612/nty.v12i19.18804
  • Diálogos interculturais: a psicologia da presença indígena nas universidades brasileiras - experiências, desafios e potencialidades na USP

    Luar Sateré-Mawé
    118-136
    DOI: https://doi.org/10.30612/nty.v12i19.18805
  • A presença indígena na universidade: percursos da construção e implementação do curso Teko Arandu

    Maria Aparecida Mendes de Oliveira
    137-154
    DOI: https://doi.org/10.30612/nty.v12i19.18806
  • A interculturalidade crítica decolonial como alternativa para uma educação escolar indígena diferenciada e intercultural

    Eduardo dos Santos Rodrigues, Maria Raquel da Cruz Duran
    155-177
    DOI: https://doi.org/10.30612/nty.v12i19.18807
  • A universidade pública brasileira contemporânea em face dos coletivos indígenas e o epistemicídio

    Antônio Hilário Aguilera Urquiza, Joelma Boaventura da Silva
    178-201
    DOI: https://doi.org/10.30612/nty.v12i19.18808
  • A juventude Kaiowá e Guarani na aldeia Sassoró (MS)

    Rosiel Vilhalva Rodrigues
    202-222
    DOI: https://doi.org/10.30612/nty.v12i19.18809
  • A universidade pública contra os povos indígenas? A presença indígena Xavante na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), campus de Juara-MT, e a proposta do Museu “A'uwē Uptabi” de Campinápolis-MT

    Saulo Augusto de Moraes, Renato Fonseca de Arruda, Jairo Luís Fleck Falcão, Waldineia Antunes de Alcântara Ferreira, Ronny Maleval Waamate Tserebuto, Atílio Assis Tsiwawêdzé Tserebuto, Osmar Hu´utewiri Babati Tobrodi
    223-245
    DOI: https://doi.org/10.30612/nty.v12i19.18810
  • Que mudanças os indígenas estão trazendo para a antropologia: olhares sobre a variedade de estilos de antropologia indígena no Brasil

    Hudson Romário Melo de Jesus Tupinambá
    246-257
    DOI: https://doi.org/10.30612/nty.v12i19.18811
  • Por uma educação escolar sem “asa quebrada”: rede de saberes e formação de professores-pesquisadores indígenas no ensino superior

    Carina Santos de Almeida, Elissandra Barros
    258-287
    DOI: https://doi.org/10.30612/nty.v12i19.18812
  • Ko’erõ kuarahy ouramo ikatu jajotopa Ou, sobre os (des)encontros na universidade

    Célia Maria Foster Silvestre
    288-301
    DOI: https://doi.org/10.30612/nty.v12i19.18147
  • A permanência de acadêmicos indígenas na universidade a partir do Programa Rede de Saberes: experiências decoloniais no espaço da UCDB

    Gustavo dos Santos Souza, Carlos Magnos Naglis Vieira, Adir Casaro Nascimento
    302-318
    DOI: https://doi.org/10.30612/nty.v12i19.18813
  • Tehêys de pescaria do conhecimento: um olhar sobre os processos de retomada entre os Pataxós

    Ana Carolina Moreira Barcelos
    319-343
    DOI: https://doi.org/10.30612/nty.v12i19.18814
  • Arandu rape - o caminho da sabedoria Como se tonar um Kaiowá sábio?

    Celuniel Aquino Valiente
    344-355
    DOI: https://doi.org/10.30612/nty.v12i19.18115
Ver Todas as Edições