A dimensão pedagógica e educativa do mito na cultura do Gavião Ikolen
Palavras-chave:
Mito. Dimensão Pedagógica. Processos educativos. Sociedades sustentáveis.Resumo
O presente artigo objetiva refletir sobre a dimensão pedagógica do mito indígena da etnia Gavião Ikolen, evidenciando os processos educativos que o permeiam. Com este estudo pode-se constatar que a dimensão pedagógica do mito nas relações interculturais entre o ser humano, a sociedade e a natureza. A dimensão pedagógica do mito se traduz nas influências e relações que são estabelecidas entre o ser humano e suas interações com os ambientes culturais e naturais. Os mitos indígenas possuem arcabouço de regras e crenças que determinam a visão de mundo das comunidades indígenas. Nessa perspectiva este estudo buscou compreender a dimensão pedagógica dos mitos do Goihanei e Dzerebãi, para a preservação e conservação do território do Povo Gavião Ikolen do Estado de Rondônia. O presente estudo foi realizado utilizando como metodologia a pesquisa do tipo etnográfica presente no campo da educação ambiental, com um arcabouço teórico sustentado nos estudos de Campbell (1990), que discute sobre as dimensões e funções dos mitos e a sua relevância para as relações estabelecidas entre ser humano, cultura e natureza; Morin (2003) que apresenta a necessidade de estudar, não só as partes de maneira segregada, mas o todo, e a influência sofrida por ambos; Santos e Sato (2001) e Capra (2002) que fundamentam a necessidade de construir sociedades sustentáveis; e Freire (1997) com as reflexões do âmbito educacional que permite compreender que o processo formativo não é estático, mas dinâmico e está em constantes transformações por ser um processo inacabado presente em todos ambientes e sociedades. Nesse contexto esse estudo evidencia um conjunto de metáforas presentes nos símbolos que compõem os mitos indígenas do Goihanei e Dzerebãi da etnia Gavião Ikolen que possui em suas dimensões pedagógicas várias possibilidades de diálogos interculturais para os processos de ensino e aprendizagem na educação escolar.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-10-07
Como Citar
Silva, V. B., & Gomes, J. C. (2015). A dimensão pedagógica e educativa do mito na cultura do Gavião Ikolen. Revista Ñanduty, 3(3), 103–120. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/nanduty/article/view/3735
Edição
Seção
Artigos do Dossiê
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).