Avati kyry: o ritual Kaiowa do batismo do milho na reserva indígena de Dourados

Autores/as

  • Lélio Loureiro da Silva FETAC

DOI:

https://doi.org/10.30612/nty.v6i9.9517

Palabras clave:

Ritual kaiowa. Reserva indígena. Batismo. Milho.

Resumen

Este artigo pretende relatar as minhas experiências e observações do ritual kaiowa do avati kyry (batismo do milho), realizado pela família extensa liderada pelo cacique Getúlio Juca de Oliveira e sua esposa alda da silva, moradores da aldeia Jaguapiru, localizada na reserva indígena Francisco Horta Barbosa, entre os municípios de Dourados e Itaporã, no mato grosso do sul, destacando as diversas dificuldades para a sua realização e a sua manutenção cultural, uma vez que esse importante ritual da cosmologia Kaiowa é o único ainda praticado por essa etnia no lado brasileiro do seu território de ocupação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ASSIS, Cecy Fernandes de. 2000. Ñe’ë Ryru Avañ’ë. Edição Própria: São Paulo-SP.

BALLARINI, Arnaldo José; SANTOS, Rodrigo Martins dos; SOUZA, Kenedy Moraes. 2012. A importância do Avatí Kyry (Batismo do Milho Branco) para a Saúde do Povo Guarani (Ñandeva e Kayowá) da Reserva Indígena de Dourados. VI Encontro Nacional da Anppas, 18 a 21 de setembro de 2012, Belém – PA.

BRAND, Antonio. 1993. O confinamento e seu impacto sobre os Pai/Kaiowá. 158 f. Dissertação (Mestrado em História) – Pontifície Universidade Católica, Rio Grande do Sul.

BRAND, Antonio. 1997. O impacto da perda da terra sobre a tradição Kaiowá/Guarani: os difíceis caminhos das Palavras. 365 f. Tese (Doutorado em História) – Pontifície Universidade Católica, Rio Grande do Sul.

GARCIA, Wilson Galhego. 2001. Nande Rembypy: Nossas Origens. Araraquara: UNESP-Faculdade de Ciências e Letras. Centro de Estudos Indígenas “Miguel A. Menéndez”.

MURA, Fábio. 2006. À procura do “bom viver”: Território, tradição de conhecimento e ecologia doméstica entre os Kaiowa. Tese de Doutorado em Antropologia Social. Rio de Janeiro: UFRJ-Museu Nacional.

OLIVEIRA, Roberto Cardoso. 2000. O Trabalho do Antropólogo. 2. ed. Brasília: Paralelo/São Paulo: Editora UNESP.

RIBEIRO, Darcy. 1989. Os Índios e a Civilização. São Paulo: Círculo do Livro S.A.

VIETTA, Katya. 2007. Histórias sobre terras e xamãs kaiowá: territorialidade e organização social na perspectiva dos Kaiowá de Panambizinho (Dourados, MS) após 170 anos de exploração e povoamento não indígena da faixa de fronteira entre o Brasil e o Paraguai. São Paulo, USP.

Publicado

2018-12-11

Cómo citar

Silva, L. L. da. (2018). Avati kyry: o ritual Kaiowa do batismo do milho na reserva indígena de Dourados. Revista Ñanduty, 6(9), 29–41. https://doi.org/10.30612/nty.v6i9.9517