Notas sobre o que a expressão do corpo “butô” articula sobre corpo
Palabras clave:
Butô. Corpo. Dança.Resumen
Neste artigo discuto acerca de uma modalidade expressiva japonesa, por muitos entendida como dança-teatro, chamada butô. Trato de algumas contribuições de estudos antropológicos relacionados à área de dança, faço uma breve apresentação histórica de surgimento do butô e passo a discutir particularidades dessa modalidade. A discussão se estabelece na busca pelo entendimento de especificidades do corpo estabelecido pelo butô ou, em outras palavras, o que esse corpo busca e o que se passa nesse corpo. Para isso, faço uso de informações encontradas principalmente no trabalho de uma integrante do Grupo Sonhus Teatro Ritual, sediado em Goiânia-GO. Fruto de pesquisa em andamento que visa entender a construção de corpo do Grupo Sonhus Teatro Ritual, as inferências aqui apresentadas tem como objetivo ensejar questões futuras para posterior investigação.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2016-11-18
Cómo citar
Reis, R. M. X. (2016). Notas sobre o que a expressão do corpo “butô” articula sobre corpo. Revista Ñanduty, 4(5), 276 a 285. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/nanduty/article/view/5765
Número
Sección
Artigos do Dossiê
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).