Cartografia dos estudos sobre cultura material: etnografando o artesanato no México e no Brasil
Palabras clave:
Cultura Material. Etnografia. Cultura popular. Artesanato.Resumen
Este texto tem por propósito apresentar uma problematização sobre a categoria de cultura material a partir de descrições situadas das práticas de fazer coisas de coletivos populares no México e no Brasil. Quatro etnografias, foram tomadas como material de referência, que trataram da produção artesanal no México, e um debate sobre a constituição política da noção de cultura popular no Brasil – no período da segunda metade do século XX –, pautada nos debates modernistas que mediaram a produção sociológica e etnográfica brasileira. Optou-se, no que toca a metodologia, realizar o comentário crítico dos textos, onde evidenciaram-se suas contribuições conceituais e empíricas para o tema. Subjacente a esse procedimento está a idéia de cartografia, ou mapa noturno, de Jesús Martín-Barbero. Como resultados, pretendeu-se contribuir para o debate a respeito das materialidades que constituem e medeiam práticas sociais, como documentos relevantes para a construção da análise antropológica. Isso na crença que a antropologia dos objetos nos ajuda a refletir sobre as práticas, o trabalho e os afetos.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2016-07-05
Cómo citar
Corrêa, R. de O. (2016). Cartografia dos estudos sobre cultura material: etnografando o artesanato no México e no Brasil. Revista Ñanduty, 4(4), 107–130. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/nanduty/article/view/5353
Número
Sección
Miscelânea
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).