A educação escolar na Terra Indígena Maró: aproximações

Autores/as

  • Gilberto César Lopes Rodrigues Universidade Federal do Oeste do Pará

Palabras clave:

Educação Escolar Indígena. Educação Estatal. Contradição.

Resumen

O objetivo específico deste texto é apresentar o histórico e a organização atual da educação escolar estatal oferecida aos indígenas Borari e Arapium da Terra Indígena Maró pela Secretaria Municipal de Educação – SEMED, do município de Santarém – PA. Para tanto iniciamos o texto descrevendo os aspectos gerais dessa Terra Indígena (TI). Apresentado os dados gerais dessa TI, na segunda seção, elaboramos um histórico de sua educação escolar destacando o modo pelo qual ela é organizada e se articula com as demandas interna e externa à vida escolar desses indígenas. Por fim elaboramos uma análise crítica acerca dessa realidade escolar procurando apontar caminhos de interpretação dessa realidade à luz do materialismo histórico dialético.

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Biografía del autor/a

Gilberto César Lopes Rodrigues, Universidade Federal do Oeste do Pará

Licenciado em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista

Mestre em Filosofia pela UNESP/Marília

Doutorando PPG/FE/Unicamp/HISTEDBR

Publicado

2015-10-07

Cómo citar

Rodrigues, G. C. L. (2015). A educação escolar na Terra Indígena Maró: aproximações. Revista Ñanduty, 3(3), 84–93. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/nanduty/article/view/3716

Número

Sección

Artigos do Dossiê