Os Karipuna do Amapá e os desafios para a implantação da educação escolar indígena diferenciada na aldeia do Espírito Santo

Autores/as

  • Edson Machado Brito IFBA

Palabras clave:

Educação indígena. Karipuna. Oiapoque.

Resumen

O artigo analisa as relações educacionais estabelecidas no cotidiano do povo Karipuna do Amapá, na aldeia do Espírito Santo, no município do Oiapoque. Busca-se compreender as interferências da escola na organização social daquela comunidade, identificando as relações dialéticas envolvendo a educação indígena e a educação escolar indígena no interior da aldeia. As análises colocam em evidência a situação atual da escola e seus precedentes históricos, desde a implantação da primeira instituição escolar na aldeia, na década de 1930. As análises perpassam pelo debate em torno do surgimento e implantação da educação escolar indígena diferenciada no país e, particularmente, de sua implantação na aldeia do Espírito Santo, sendo que um dos pontos centrais do artigo é a descrição e compreensão das estratégias pedagógicas próprias que a comunidade local utiliza cotidianamente na sustentação da sua alteridade.

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Biografía del autor/a

Edson Machado Brito, IFBA

Doutor em História da Educação (PUC-SP), professor de História Indígena e Educação Escolar Indígena na Licenciatura Intercultural Indígena do IFBA, Coordenador Institucional do PIBID Diversidade do IFBA e Coordenador Adjunto do Programa Saberes Indígenas na Escola (MEC/SECADI).

Publicado

2015-10-07

Cómo citar

Brito, E. M. (2015). Os Karipuna do Amapá e os desafios para a implantação da educação escolar indígena diferenciada na aldeia do Espírito Santo. Revista Ñanduty, 3(3), 65–83. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/nanduty/article/view/3705

Número

Sección

Artigos do Dossiê