O componente curricular práticas corporais em contexto de formação dos Professores Indígenas Mura
Palabras clave:
Formação docente. Professores indígenas. Práticas corporais.Resumen
Trataremos neste trabalho sobre a concepção e desenvolvimento do componente curricular “Práticas corporais” ministrado no curso de “Licenciatura Específica para Formação de Professores Indígenas/Turma Mura”, realizado pela Universidade Federal do Amazonas desde 2008. Neste contexto, faremos um relato da pesquisa realizada em 2010, na cidade de Autazes (AM), durante o VIII e IX módulo com 55 professores cursistas que realizavam a formação docente no modelo PROING (Programa de Interiorização da Graduação). Nosso objetivo neste módulo foi capacitar os discentes para atuar em suas escolas de forma crítica e segura em relação as suas práticas corporais, enfatizando sua importância e significado para a revitalização da cultura Mura. Na avaliação da maioria (75%) dos cursistas, as docentes que ministraram a disciplina atenderam integralmente aos itens – apresentação e discussão do plano de ensino; explicação adequada dos textos; esclarecimento de dúvidas dos cursistas; fizeram comentários sobre os assuntos abordados e acompanharam os grupos de trabalho, prestando as devidas orientações, demonstrando domínio e segurança sobre os conteúdos, utilizando linguagem clara, problematizando e trazendo exemplos sobre os assuntos ministrados, de forma a serem usados em sala de aula, utilizando e exemplificando metodologias de ensino atrativas, estimulando a participação dos discentes. Apresentaram bibliografia atualizada e suficiente para um bom desenvolvimento e aprofundamento da disciplina cursada, bem como formas adequadas de avaliação buscando o bom relacionamento com os cursistas.Descargas
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Publicado
2015-10-07
Cómo citar
Albuquerque, M. S. C. de, & Soares, A. A. (2015). O componente curricular práticas corporais em contexto de formação dos Professores Indígenas Mura. Revista Ñanduty, 3(3), 53–64. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/nanduty/article/view/3704
Número
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Artigos do Dossiê
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