“Os jovens não querem escutar. Eles só querem ler.”

Autores/as

  • Odair Giraldin

Palabras clave:

Educação indígena. Krahô. Tocantins.

Resumen

Neste artigo apresento informações sobre o processo de escolarização entre os Krahô. A questão motivadora da pesquisa é: em que medida a escolarização atual, um processo advindo de uma educação pensada, planejada e executada para índios e não uma educação indígena, ainda que cumprindo discursivamente o dever de ser “especifica e diferenciada”, é apropriada por aquele povo indígena? Estaria a escola atuando como loci de formação de um habitus não-indígena? A partir dos dados atuais da pesquisa analiso, por um lado, a política pública de oferta de educação escolar indígena no contexto local, através das ações implementadas pela SEDUC–TO e, por outro lado, analiso as ações indígenas no processo de relação com a escola e suas implicações na sociabilidade Krahô. Fruto de pesquisa em andamento, os resultados apresentados aqui têm como objetivo motivar os debates em torno da educação escolar indígena.

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Biografía del autor/a

Odair Giraldin

Doutor em Ciências Sociais, professor da Universidade Federal do Tocantins e Bolsista Produtividade 2 do CNPq. Atua como docente do curso de História do Campus de Porto Nacional e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente. Coordena o Núcleo de Estudos e Assuntos Indígenas (NEAI - www.uft.edu.br/neai), onde desenvolve ações de pesquisa e extensão. Emails: giraldin@uft.edu.br / odair.giraldin@pq.cnpq.br

Publicado

2015-10-07

Cómo citar

Giraldin, O. (2015). “Os jovens não querem escutar. Eles só querem ler.”. Revista Ñanduty, 3(3), 11–23. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/nanduty/article/view/3696

Número

Sección

Artigos do Dossiê