Mobilidade, identidade e acesso a direitos: os povos Guarani e as fronteiras
Palabras clave:
Guarani. Território Transna-cional. Cidadania.Resumen
Os povos Guarani ocupam, há séculos, um amplo território que foi fragmentado por diversas fronteiras nacionais. Imersos involuntariamente em um sistema estrangeiro ao seu, ao largo dos últimos séculos, os Guarani buscaram estratégias para fugir das ameaças ao seu estilo de vida, como o refúgio em áreas inexploradas pelos estados nacionais. Atualmente, porém, com o aumento do controle dos Estados sobre seus territórios, há uma precarização do padrão de vida das aldeias Guarani, tornando-os crescentemente dependentes do auxílio de políticas governamentais, as quais, por sua vez, estão permeadas por uma noção de cidadania que não reconhece quem vem de fora como portador de direitos. Este artigo busca apontar as relações dos estados brasileiro, paraguaio e argentino com os Guarani, atentando para as negociações que estes têm travado para obterem reconhecimento de uma cidadania diferenciada transnacional.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2013-04-04
Cómo citar
Comandulli, C. S. (2013). Mobilidade, identidade e acesso a direitos: os povos Guarani e as fronteiras. Revista Ñanduty, 1(1), 22–31. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/nanduty/article/view/2288
Número
Sección
Artigos do Dossiê
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).