Boneca Abayomi: entre a romantização, a (des)legitimação e a confecção no contexto educacional brasileiro

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/nty.v13i21.20597

Palabras clave:

Boneca Abayomi, Origem, Formação brasileira, Afrodescendentes, Educação Básica

Resumen

O presente artigo é resultado da inquietação acerca da origem da boneca Abayomi,
uma vez que apresentamos a importância da abordagem dual da sua história, sem desmerecer ou
sobrepor uma à outra. Diante dessa perspectiva, dedicamos ao contexto da educação básica,
buscando refletir como a exposição e confecção da boneca colabora para efetivar a lei n° 10.639/03.
Tendo por objetivo: Compreender a origem e disseminação da história da boneca Abayomi. Nesse
sentido, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, na qual desenvolvemos este artigo a
partir das produções acadêmicas que se dedicaram a compreender a boneca Abayomi, como
também os subtemas que rodeiam o nosso objeto. Portanto, compreendemos a relevância da
boneca Abayomi para reafirmar a contribuição da população africana e afrodescendente para a
formação do Brasil, como também representa um recurso pedagógico essencial para desenvolver
temas de suma relevância no contexto educacional brasileiro.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maristela Rodrigues Lima, UPE

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas
Interdisciplinares (PPGFPPI-UPE).

Citas

CAMPOS, Cláudia Adriana de Souza. 2024. A Boneca Abayomi: uma brincadeira que desperta o empoderamento das crianças. Dissertação de Mestrado em Geografia, Universidade do Rio Grande do Sul.

LEI FEDERAL Nº 10.639, 2003.

LEI FEDERAL N° 14.759, 2023

POLLAK, Michael. 1992. “Memória e identidade social”. Revista estudos históricos, 5(10), p. 200-215.

QUINTILIANO, Marta. 2023. “As feituras das bonecas Abayomi como uma educação transgressora”. Revista Ñanduty, 11(18), 108–121. Disponível em: https://doi.org/10.30612/nty.v11i18.17891 . Acesso em: 23 jan. 2025. DOI: https://doi.org/10.30612/nty.v11i18.17891

RIBEIRO, Djamila. Pequeno manual antirracista. Companhia das letras, 2019.

SANTOS, Caroline Lima dos. 2019. Narrativas que cruzam o Atlântico: bonecas Abayomis e as histórias contadas por ativistas negras. Trabalho de Conclusão de Curso em Licenciatura em História, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

SANTOS, Jancileide Souza dos. 2022. “Arte popular, artesanato, gênero e relações raciais: o lugar da arte das mulheres negras”. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, 6 (3), p. 187–207, Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8670725. Acesso em: 23 jan. 2025. DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v6i3.8670725

SCHWARCZ, Lilia Moritz; STARLING, Heloisa Murgel. 2018. Brasil: uma biografia. 2ª ed. São Paulo, Companhia das Letras.

SILVA, Sonia Maria da. 2008. Experiência abayomi cotidianos: coletivos, ancestrais, femininos, artesaniando empoderamentos. Dissertação de Mestrado em Educação, Universidade Federal Fluminense.

Publicado

2025-09-08

Cómo citar

Lima, M. R. (2025). Boneca Abayomi: entre a romantização, a (des)legitimação e a confecção no contexto educacional brasileiro . Revista Ñanduty, 13(21), 73–83. https://doi.org/10.30612/nty.v13i21.20597