Coletivos e estudantes/pesquisadores(as) indígenas aldeando a Universidade Federal de São Carlos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/nty.v12i19.18802

Palabras clave:

Estudantes indígenas, Presença indígena, Coletivos indígenas

Resumen

A presença indígena na universidade tem se tornado uma realidade não apenas numérica como também vem impactando e transformando os seus campi, tanto individualmente nas salas de aula, na graduação e pós-graduação, quanto em coletivos que atuam na promoção de eventos, na organização e mobilização da indiagem em suas lutas pela garantia de direitos e pela (re)ocupação de espaços. Neste artigo trazemos as vivências de 3 estudantes indígenas da Universidade Federal de São Carlos, que alcançaram o sonho de cursar o mestrado, enfrentando muitos desafios em suas jornadas e encontrando no apoio mútuo, através do coletivo Centro de Culturas Indígenas, do grupo de pesquisa NALDEIA e do projeto “Aldear a Pós da UFSCar”, estratégias para superar as dificuldades e reafirmar sua ancestralidade, identidade e força. Utilizamos a pesquisa narrativa e a coautoria para trazer essas vozes,
que tem ecoado cada vez mais forte dentro da universidade e na escrita acadêmica.

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Biografía del autor/a

Marcos José de Aquino Pereira, UFSCar

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), pesquisador do Núcleo de Ação
Libertadora Decolonial e Estudos de Indiagem Abiayala (NALDEIA) e sócio-pesquisador da Sociedade de
Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)

Anacleide Assunção Costa Aguiar Dessano, UFSCar

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), pesquisadora do Núcleo de Ação Libertadora Decolonial e Estudos de Indiagem Abiayala (NALDEIA), participante do Centro de Culturas Indígenas da UFSCar (CCI) e pertencente ao povo Dessano

Jocimara Braz de Araújo Pataxó, UFSCar

Mestranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), pesquisadora do
Núcleo de Ação Libertadora Decolonial e Estudos de Indiagem Abiayala (NALDEIA), participante do Centro de Culturas Indígenas da UFSCar (CCI) e pertencente ao povo Pataxó

Pedro Manoel da Silva Santos Pankararu, UFSCar

Mestrando em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), pesquisador do Núcleo de Ação Libertadora Decolonial e Estudos de Indiagem Abiayala (NALDEIA), participante do Centro de Culturas Indígenas da UFSCar (CCI) e pertencente ao povo Pankararu

Ivanildo da Silva Ferreira Baniwa, UFSCar

Graduando em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), pesquisador do Núcleo de Ação Libertadora Decolonial e Estudos de Indiagem Abiayala (NALDEIA), participante do Centro de Culturas Indígenas da UFSCar (CCI) e do PET Indígena Ações em Saúde e pertencente ao povo Baniwa

Vanessa Jacilda da Silva Atikum, NALDEIA

Licenciada em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), pesquisadora do Núcleo de Ação Libertadora Decolonial e Estudos de Indiagem Abiayala (NALDEIA), participante do Centro de Culturas Indígenas da UFSCar (CCI) e do PET Indígena Ações em Saúde e pertencente ao povo Atikum

Citas

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Publicado

2024-07-31

Cómo citar

Pereira, M. J. de A., Dessano, A. A. C. A., Pataxó, J. B. de A., Pankararu, P. M. da S. S., Baniwa, I. da S. F., & Atikum, V. J. da S. (2024). Coletivos e estudantes/pesquisadores(as) indígenas aldeando a Universidade Federal de São Carlos. Revista Ñanduty, 12(19), 12–37. https://doi.org/10.30612/nty.v12i19.18802