Teatro de Rua e Slam Camélias: pensando sobre decolonialidade em pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.30612/nty.v7i11.10749Palabras clave:
Decolonial. Metodologia. Pesquisa.Resumen
Este artigo discute sobre metodologia em pesquisa a partir de uma investigação sobre formas de ocupar a cidade de Campo Grande\MS. Para isto, parte-se do campo de estudos pós-coloniais\decoloniais com objetivo de pensar a construção de ferramentas metodológicas situadas. O Teatro de Rua, em sua forma de intervir\ocupar\viver a cidade expressa pelo coletivo Imaginário Maracangalha, é tomado como estratégia metodológica para percorrer espaços urbanos através da cartografia. As trajetórias realizadas permitiram acompanhar práticas contestatórias que tensionam modos instituídos de experimentar a cidade, como as batalhas de poesia realizadas pelo Slam Camélias. Através de práticas poéticas no centro antigo da cidade, este slam busca denunciar\falar\abordar problemáticas cotidianas que marcam a vida das mulheres, criando um espaço de fala e expressão para o corpo feminino e com isto, produzindo outra relação corpo\cidade. Este texto afirma que pensar a cidade em uma perspectiva decolonial permite incorporar práticas\saberes produzidos pela própria cidade como estratégia metodológica para investigá-la. Portanto, aposta-se em uma produção de conhecimento localizada, a fim de romper colonialidades epistemológicas, tendo em vista a relação imanente entre pesquisa e política.
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