Porto do Capim: lutas e estratégias de existência de uma comunidade ribeirinha no centro histórico de João Pessoa/PB
Palabras clave:
Centros históricos. Comunidades ribeirinhas. Gentrificação. Patrimonialização. Políticas públicas.Resumen
Às margens e imediações do rio Sanhauá no Varadouro, espaço consagrado como “primeira fundação urbana de João Pessoa/PB”, encontra-se a comunidade ribeirinha do Porto do Capim que vem ao longo das últimas décadas articulando lutas e estratégias em torno de sua existência física e simbólica dentro da poligonal de tombamento do centro histórico. A fim de contestar enfaticamente suas condições de risco de inexistência, recentemente alguns grupos passaram a se organizar politicamente dentro da comunidade, capitaneados pela Associação de Mulheres do Porto do Capim, a fim de transformar a situação negativa imposta pelos poderes públicos e privados em uma situação positiva de política pública voltada para os verdadeiros anseios comunitários do bairro. Às margens e imediações do rio Sanhauá no Varadouro, espaço consagrado como “primeira fundação urbana de João Pessoa/PB”, encontra-se a comunidade ribeirinha do Porto do Capim que vem ao longo das últimas décadas articulando lutas e estratégias em torno de sua existência física e simbólica dentro da poligonal de tombamento do centro histórico. A fim de contestar enfaticamente suas condições de risco de inexistência, recentemente alguns grupos passaram a se organizar politicamente dentro da comunidade, capitaneados pela Associação de Mulheres do Porto do Capim, a fim de transformar a situação negativa imposta pelos poderes públicos e privados em uma situação positiva de política pública voltada para os verdadeiros anseios comunitários do bairro.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2016-07-05
Cómo citar
Braga, E. O., & Moraes, C. G. M. S. M. (2016). Porto do Capim: lutas e estratégias de existência de uma comunidade ribeirinha no centro histórico de João Pessoa/PB. Revista Ñanduty, 4(4), 20–52. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/nanduty/article/view/5348
Número
Sección
Dossiê Cultura Material e Arqueologia
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).