A interculturalidade e as crianças indígenas Guarani e Kaiowá na aldeia Laranjeira Ñanderu, Rio Brilhante/MS
Palabras clave:
Interculturalidade. Crianças indígenas Guarani e Kaiowá. Aldeia Laranjeira Ñanderu.Resumen
O principal objetivo deste artigo é apresentar elementos da vivência da interculturalidade entre as crianças indígenas Guarani e Kaiowá que moram em território tradicional em situação de acampamento. O enfoque é o diálogo entre a educação e a antropologia através do destaque dado ao processo próprio de aprendizagem das crianças indígenas na aldeia Laranjeira Ñanderu. Nesta comunidade, as famílias ocupam pequeno pedaço de terra de seu território tradicional, que foi lhes foram retirados no passado e que atualmente se encontra em processo judicial. As crianças recebem o conhecimento de seus pais e parentela e quando estão em idade de escolarização deslocam-se até a cidade de Rio Brilhante/MS para estudar em escolas públicas municipais. O foco desta pesquisa é o processo próprio de aprendizagem dentro de seu território tradicional, como se dá a socialização da cultura, ou ainda, como ocorre a prática da pedagogia indígena nas precárias condições em que vivem mesmo em situações tão adversas.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2015-10-07
Cómo citar
Gutierrez, J. P. (2015). A interculturalidade e as crianças indígenas Guarani e Kaiowá na aldeia Laranjeira Ñanderu, Rio Brilhante/MS. Revista Ñanduty, 3(3), 42–52. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/nanduty/article/view/3776
Número
Sección
Artigos do Dossiê
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).