O lugar da macumba no campo religioso afro-brasileiro
Palabras clave:
Macumba. Umbanda. Antropologia. Campo religioso afro-brasileiro.Resumen
Este artigo tem como objetivo apresentar a macumba como uma religião que possui seu lugar no campo religioso afro-brasileiro. O texto está dividido em duas partes: num primeiro momento, buscamos mostrar a construção do caráter pejorativo da macumba pelos pesquisadores clássicos, em paralelo com a construção de uma umbanda idealizada pelos intelectuais sacerdotes, para então defender a multiplicidade do campo religioso afro-brasileiro e da estrutura mítico-ritualística destas religiões. Em seguida, buscamos delinear os sinais diacríticos da macumba, demonstrando suas características e peculiaridades perante as outras religiões com as quais dialoga culturalmente.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2013-12-02
Cómo citar
Fernandes, S. C., & Sá Junior, M. T. de. (2013). O lugar da macumba no campo religioso afro-brasileiro. Revista Ñanduty, 2(2), 63–82. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/nanduty/article/view/2573
Número
Sección
Artigos do Dossiê
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).