Universidades em transformação? Tensionamentos e possibilidades a partir de múltiplos saberes

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/nty.v11i18.17882

Palabras clave:

Universidades em transformação, Tensionamentos, Múltiplos saberes

Resumen

A presença indígena, quilombola, negra, de lideranças, integrantes de comunidades ancestrais, entre demais sábias e sábios de povos tradicionais nos espaços acadêmicos, têm produzido diversas provocações como tensionamentos quanto a abertura ao diálogo inter e transepistêmico nas instituições produtoras de conhecimento, as universidades. Ocorrem tensionamentos quando se desestabilizam matrizes eurocêntricas e aberturas dialógicas quando outras epistemologias se apresentam.

Considerando a presença de múltiplos saberes nas universidades, que os saberes de povos tradicionais e os saberes acadêmicos não são comensuráveis (Carneiro da Cunha, 2009), nem estão isentos de relações de poder - práticas racistas e epistemicídas são constantemente atualizadas (Carneiro, 2005) -, mas que o ‘encontro’ destes produz transformações nas instituições e fora delas, este dossiê se propôs a compartilhar reflexões e experiências que tratam das relações entre diferentes saberes e seus modos de produção nas universidades ou a partir do encontro - em sala de aula, em cursos de formação docente e em projetos de extensão,
como se verá nos textos aqui reunidos - promovido por elas.

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Biografía del autor/a

Antônio Augusto Oliveira Gonçalves, UEMG/UFG

UEMG

Camila Mainardi, UFG

UFG

Tatiana Maciel Gontijo de Carvalho, UEMG

UEMG

Citas

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Publicado

2023-12-31

Cómo citar

Gonçalves, A. A. O., Mainardi, C., & Carvalho, T. M. G. de. (2023). Universidades em transformação? Tensionamentos e possibilidades a partir de múltiplos saberes. Revista Ñanduty, 11(18), 1–7. https://doi.org/10.30612/nty.v11i18.17882