Fazer iamin para comer: prática de uma identidade étnica no manejo do milho crioulo entre os Kaingang do oeste paulista
Keywords:
Milho Kaingang. Aldeia índia Vanuíre. Manejo agrícola. Produção de sementes.Abstract
A atividade agrícola associada ao manejo do milho crioulo desenvolvida pela comunidade indígena Kaingang no oeste do estado de São Paulo está diretamente ligada a aspectos da sua cultura. As práticas do manejo agrícola indígena compõem um conjunto amplo de ações que apresentam uma coesão social na associação de produção da semente e sua situação sociocultural e ambiental. A situação encontrada na aldeia evidenciou a necessidade de recuperação do manejo desse milho, para assim também proporcionar a preservação dos aspectos culturais e alimentares. Os estudos desenvolvidos na aldeia Índia Vanuíre, município de Arco-Íris/SP, possibilitaram a observação de fatores importantes para a compreensão da perda de práticas do cultivo do milho tradicional.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2016-07-05
How to Cite
Rodrigues, R., & Nishikawa, D. L. (2016). Fazer iamin para comer: prática de uma identidade étnica no manejo do milho crioulo entre os Kaingang do oeste paulista. Revista Ñanduty, 4(4), 8–19. Retrieved from https://ojs.ufgd.edu.br/nanduty/article/view/5347
Issue
Section
Dossiê Cultura Material e Arqueologia
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).