Expressões de continuidades no campo religioso Afro-Descendente
Keywords:
Religiões Afro-Descendentes. Umbanda. Espiritismo. Continuidades. Ressignificações.Abstract
O objetivo do presente é propor algumas reflexões epistemológicas do pensamento de autores teóricos sobre as Religiões Afro-Brasileiras, na tentativa de demonstrar como estas abordagens foram realizadas através de analises Antropológicas. O foco central é discutir o conceito de Continuum Religioso. Definido enquanto um processo, o Continuum Religioso é o resultado de continuidades e ressignificações. De modo a chegar a este conceito, é preciso apresentar a trajetória deste pensamento social, enfatizando a sua importância para a história das teorias das Religiões Afro-Brasileiras. Este conceito é antecedido pelo contraste dicotômico entre "Pureza" e "Mistura", que é acompanhado das noções de degenerescências e sincretismo religioso. Partia-se do pressuposto de que no contexto Brasileiro, nos cultos de religiosidades Africanas, a partir de uma matriz pura e inalterada, tinha-se um crescente e contínuo sincretismo ao mesmo tempo em que alterações com continuidades. Nos caminhos percorridos neste ensaio, os autores sob investigação são abordados dentro de suas respectivas orientações teóricas, em conformidade com as escolas antropológicas sob as quais estiveram influenciados: a Evolucionista, a Culturalista, a Francesa e a Britânica.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2013-11-27
How to Cite
Vallias, A. M. (2013). Expressões de continuidades no campo religioso Afro-Descendente. Revista Ñanduty, 2(2), 55–62. Retrieved from https://ojs.ufgd.edu.br/nanduty/article/view/2544
Issue
Section
Artigos do Dossiê
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).