Um passeio pelo álbum visual Bom mesmo é estar debaixo d’água de Luedji Luna e por seus abebés

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30612/nty.v13i21.20601

Keywords:

Mulher negra, Espelho, Bom mesmo é estar debaixo d'água, Luedji Luna

Abstract

Este artigo tem como objetivo principal analisar algumas das performances
artísticas apresentadas no álbum visual Bom mesmo é estar debaixo d’água (2020), da
compositora e cantora, Luedji Luna. A partir de uma metodologia bibliográfica baseada
na técnica descritiva-qualitativa, defende-se a importância da representação da mulher
preta, por meio da Escrevivência, presentificada no centro dessa produção negra
feminina. Pesquisas de Irina Rajewky (2012) e Florência Garramuño (2014) são
usadas para embasar a intermidialidade, constatada no álbum quando se convida a
literatura (e outras artes) para dançar com a canção. Estudos, teorias e críticas da
pesquisadora Leda Maria Martins (2002), (2021a), (2021b) são usados, a fim de
embasar o Tempo Espiralar e a Oralitura, princípios cognitivos regentes da potência
artística negra. A tese Contemporaneidade Periférica de Jorge Augusto Silva (2018)
ancora questões temporais, além das territoriais. A Escrevivência é asseverada pelas
palavras de sua criadora, Conceição Evaristo (2020). Constatou-se que, no âmbito
musical-literário, performances negras femininas, são epistemes da periferia e
contribuem de forma significativa no trajeto para a restituição da subjetividade de
mulheres negras, sendo-lhes espelhos.

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Author Biography

Mileide Dias, UNEB

Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Estudo de Linguagens na Universidade do Estado da Bahia - UNEB.

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Published

2025-09-08

How to Cite

Dias, M. (2025). Um passeio pelo álbum visual Bom mesmo é estar debaixo d’água de Luedji Luna e por seus abebés. Revista Ñanduty, 13(21), 135–165. https://doi.org/10.30612/nty.v13i21.20601