A Oficina Escrevivências como práxis da pedagogia libertadora
DOI:
https://doi.org/10.30612/nty.v11i18.17894Keywords:
escrevivências, escritoras negras, oficineiras, literatura negro-feminina, educação libertadoraAbstract
Neste artigo, apresentamos os fundamentos teórico-políticos e as experiências pedagógicas da Oficina Escrevivências a qual estivemos à frente enquanto fundadoras e oficineiras. Em 2017, a Oficina Escrevivências surgiu como prática de desobediência antirracista afirmando a literatura negro-brasileira como práxis da pedagogia libertadora (hooks, 2019)
Downloads
References
BARBOSA, Waleska. 2019. Que o nosso olhar não se acostume às ausências. Brasília-DF, Edição Independente.
BATISTA, Hellen Rodrigues. “De uma Pedagogia Libertadora à Criação de um Espaço Seguro: A Oficina Escrevivências Enquanto Materialização de Vozes Outras”. 2023. Monografia (Graduação em Sociologia) Departamento de Sociologia- Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Brasília, 2023.
COLLINS, Patricia Hill. 2019. Pensamento Feminista Negro: conhecimento, consciência e a política do empoderamento. Tradução Jamille. Pinheiro Dias. São Paulo-SP, Boitempo.
CUTI. 2010. Literatura negro-brasileira. São Paulo, Selo Negro. (Coleção Consciência em Debate).
CARNEIRO, Sueli. 2023. Dispositivo de Racialidade: A construção do outro como não ser como fundamento do ser. São Paulo-SP, Zahar.
DUARTE, Constância Lima et alii. 2016. Escrevivências: identidade, gênero e violência na obra de Conceição Evaristo.Belo Horizonte-MG, Idea Editora.
EVARISTO, Conceição. 2005. “Da representação à auto-representação da mulher negra na literatura brasileira”. Revista Palmares: Cultura Afro-brasileira, 1(1), p. 52-54:
EVARISTO, Conceição. “Literafro: o portal da literatura afro-brasileira”. Belo Horizonte-MG, 22 de agosto de 2020. Autoras. Disponível em:
http://www.letras.ufmg.br/literafro/autoras/188-conceicao-evaristo Acesso em 29 de julho de 2020.
EVARISTO, Conceição. 2017b. Histórias de leves enganos e parecenças. 3ª edição. Rio de Janeiro-RJ, Editora Malê.
EVARISTO, Conceição. 2017a. Becos da Memória. Rio de Janeiro-RJ, Pallas.
EVARISTO, Conceição. 2016a. Olhos D’Água. Rio de Janeiro-RJ, Pallas. (Biblioteca Nacional).
EVARISTO, Conceição. 2016b. Insubmissas Lágrimas de Mulheres. 2ª edição. Rio de Janeiro-RJ, Editora Malê.
EVARISTO, Conceição. 2010. “Literatura negra: uma voz quilombola na literatura brasileira”. In: PEREIRA, Edimilson de Almeida”. Um tigre na floresta de signos: estudos sobre poesias e demandas sociais no Brasil. Belo Horizonte-MG: Mazza Edições,
p. 132- 144. (Coleção Sete Falas).
GOMES, Nilma Lino. 2017. Movimento Negro Educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis-RJ, Vozes.
hooks, bell. 2019. Erguer a Voz: pensar como feminista, pensar como negra. Tradução de Cátia Bocaiúva Maringolo. São Paulo-SP, Elefante.
ITAÚ CULTURAL. Ocupação Conceição Evaristo. São Paulo-SP, 2017, 75 páginas.
MUNIZ, Fernanda. 2018. A saudade é mulher. Brasília-DF, Padê Editorial. (ColeçãoEscrevivências).
PIMENTA, Nanda Fer. 2018. Sangue. 2ª edição. São Sebastião-DF, Padê Editorial.
RITA, Débora. 2018. Cartas para NegraLua. Brasília-DF: Padê Editorial. (Coleção Escrevivências).
SANTOS, Mirian Cristina dos. 2018. Intelectuais negras: prosa negro-brasileira contemporânea. Rio de Janeiro-RJ: Malê.
SENA, Kika. 2017. Periférica. Brasília-DF, Padê Editorial. (Cole-sã Odoyá).
SOBRAL, Cristiane. 2011. Espelhos, miradouros, dialéticas da percepção. Brasília-DF, Editora Dulcina.
SOBRAL, Cristiane. Não vou mais lavar os pratos. 3ª edição. Brasília-DF: Editora Garcia, 2016a.
SOBRAL, Cristiane. O tapete voador. Rio de Janeiro-RJ: Editora Malê, 2016b.
SOBRAL, Cristiane. 2016c. Só por hoje vou deixar o meu cabelo em paz. Brasília-DF,
Edição independente.
SOBRAL, Cristiane. Teatros Negros: estéticas na cena teatral brasileira. São Paulo-SP: Edições Me Pariô Revolução, 2018. (Coleção Quadro Negro).
SOBRAL, Cristiane. 2019. Dona dos Ventos. São Paulo-SP, Patuá.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista Ñanduty
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).