Ditadura e violações aos direitos humanos dos povos do campo: um ensaio sobre o caso brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.30612/nty.v10i16.16767Keywords:
povos do campo, ditadura civil-militar, justiça de transiçãoAbstract
Este ensaio tem como objetivo debater sobre a forma como se deu a inserção dos povos do campo nas lutas pelo direito a memória, verdade e justiça com respeito às violações de direitos humanos cometidas durante a ditadura civil militar brasileira. A partir disso, apresentar as críticas importantes à chamada justiça de transição no Brasil. O debate perpassa questões candentes dos dias atuais, como por exemplo, com o ascenso na nova extrema direita; as violências contra os povos do campo; a criminalização das lutas e o genocídio dos povos indígenas. Entendo que essas questões apontam para novas leituras e interpretações da nossa história recente e apontam para possibilidades de resistências no presente.
Downloads
References
BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.
CARNEIRO, A.; CIOCCARI, M. Retrato da Repressão Política no Campo – Brasil 1962-1985 – Camponeses torturados, mortos e desaparecidos. 2º ed. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2011.
CARTA DOS COMITÊS À COMISSÃO NACIONAL DA VERDADE. 13 ago. 2012. Disponível em: < https://comitedaverdadeportoalegre.wordpress.com/2012/08/13/carta-dos-comites-a-comissao-nacional-da-verdade/>. Acesso em: 10 out. 2016.
CASTILLEJO, A. Dialécticas de la fractura y de la continuidad: elementos para una lectura crítica de las transiciones. In: La ilusión de la Justicia Transicional: perspectivas críticas desde América Latina y Sudáfrica. Bogotá: Ediciones Universidad de los Andes, 2015.
Comissão Camponesa da Verdade, Relatório Final da Comissão Camponesa da Verdade, Acervo Memória e Direitos Humanos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), acesso em 05 de setembro de 2022. Disponível em. https://www.memoriaedireitoshumanos.ufsc.br/items/show/770
BRASIL. Comissão Nacional da Verdade. Regimento Interno da Comissão Nacional da Verdade, resolução n. 8, 4 mar. 2013. Disponível em: <http://www.cnv.gov.br/institucional-acesso-informacao/a-cnv/59-regimento-interno-da-comissao-nacional-da-verdade.html>. Acesso em: 3 mar. 2019.
__________. Comissão Nacional da Verdade. Relatório, v. I. Brasília: CNV, 2014a.
__________. Comissão Nacional da Verdade. Relatório: textos temáticos, v. II. Brasília: CNV, 2014b.
__________. Comissão Nacional da Verdade. Relatório: mortos e desaparecidos políticos, v. III. Brasília: CNV, 2014c.
NOVAIS, A. R. 2019. A inserção dos Povos do Campo na luta por Memória, Verdade e Justiça no Brasil. Tese de Doutorado em Ciências Sociais, Universidade Estadual de Campinas.
TEITEL, R. Transitional Justice Genealogy. Harvard Human Rights Journal, v. 16, Cambridge, 2003.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Revista Ñanduty
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).