Notas sobre o que a expressão do corpo “butô” articula sobre corpo
Palavras-chave:
Butô. Corpo. Dança.Resumo
Neste artigo discuto acerca de uma modalidade expressiva japonesa, por muitos entendida como dança-teatro, chamada butô. Trato de algumas contribuições de estudos antropológicos relacionados à área de dança, faço uma breve apresentação histórica de surgimento do butô e passo a discutir particularidades dessa modalidade. A discussão se estabelece na busca pelo entendimento de especificidades do corpo estabelecido pelo butô ou, em outras palavras, o que esse corpo busca e o que se passa nesse corpo. Para isso, faço uso de informações encontradas principalmente no trabalho de uma integrante do Grupo Sonhus Teatro Ritual, sediado em Goiânia-GO. Fruto de pesquisa em andamento que visa entender a construção de corpo do Grupo Sonhus Teatro Ritual, as inferências aqui apresentadas tem como objetivo ensejar questões futuras para posterior investigação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-11-18
Como Citar
Reis, R. M. X. (2016). Notas sobre o que a expressão do corpo “butô” articula sobre corpo. Revista Ñanduty, 4(5), 276 a 285. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/nanduty/article/view/5765
Edição
Seção
Artigos do Dossiê
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).