Boneca Abayomi: entre a romantização, a (des)legitimação e a confecção no contexto educacional brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.30612/nty.v13i21.20597Palabras clave:
Boneca Abayomi, Origem, Formação brasileira, Afrodescendentes, Educação BásicaResumen
O presente artigo é resultado da inquietação acerca da origem da boneca Abayomi,
uma vez que apresentamos a importância da abordagem dual da sua história, sem desmerecer ou
sobrepor uma à outra. Diante dessa perspectiva, dedicamos ao contexto da educação básica,
buscando refletir como a exposição e confecção da boneca colabora para efetivar a lei n° 10.639/03.
Tendo por objetivo: Compreender a origem e disseminação da história da boneca Abayomi. Nesse
sentido, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, na qual desenvolvemos este artigo a
partir das produções acadêmicas que se dedicaram a compreender a boneca Abayomi, como
também os subtemas que rodeiam o nosso objeto. Portanto, compreendemos a relevância da
boneca Abayomi para reafirmar a contribuição da população africana e afrodescendente para a
formação do Brasil, como também representa um recurso pedagógico essencial para desenvolver
temas de suma relevância no contexto educacional brasileiro.
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Citas
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