Raça e língua: o antirracismo na formação de professores de inglês
DOI:
https://doi.org/10.30612/nty.v11i18.17890Palavras-chave:
linguística aplicada, racismo, teoria racial críticaResumo
Neste trabalho, objetivamos
implementar uma prática antirracista na formação de professores de inglês da UNEAL – Campus I e
refletir sobre a relação entre racimo e linguagem e suas implicações na sala de aula. Buscamos contribuir
significativamente para uma formação mais crítica, antirracista e decolonial. Fundamentamos as
discussões nos trabalhos de Almeida (2019), Fanon (2008) e Munanga (2003), que discorrem sobre o
racismo na sociedade; hooks (2017) e Troyna e Carrington (2012), que projetam suas perspectivas
antirracistas na educação; Kilomba (2019), que pontua como a língua está intimamente ligada às
questões raciais; e Rajagopalan (2010) e Moita Lopes (2006), que refletem sobre a origem e os
desdobramentos da Linguística Aplicada e outros.
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