Notas sobre a questão sexual nos cadernos carcerários de Gramsci
DOI:
https://doi.org/10.30612/mvt.v4i07.7495Resumen
Como fazer uma avaliação inicial sobre o tema da questão sexual nos cadernos carcerários de Antonio Gramsci? Esta é a questão central que motiva este ensaio. A questão sexual é o termo usado por Antonio Gramsci para referir-se a temáticas contemporaneamente afins ao gênero e ao feminismo. Esta é a hipótese embrionária que orienta o argumento a ser desenvolvido neste texto. Não se pretende confundir gênero e feminismo na presente reflexão, categorias distintas e complexas. Também não se pretende incorrer em anacronismo, tendo em vista a cronologia da noção de gênero ser bastante posterior às formulações gramscianas. Pretende-se discutir estes pontos em termos de suas possibilidades de ressignificação em termos históricos, coerentes com a categoria gramsciana de “tradução”. O texto percorrerá as seguintes etapas: uma definição e discussão do tema da questão sexual conforme Gramsci, um cotejo de dois momentos diferentes de sua lavra carcerária - o parágrafo 62 do caderno carcerário 1 e o parágrafo 3 do caderno carcerário 22 - sobre a categoria em pauta e alguns de seus nexos e contextos abordados sumariamente, com uma breve conclusão com o resumo dos principais argumentos e o ensejo para novas reflexões sobre o tema em tela.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.