O ensino de Geografia em área de fronteira: uma análise a partir das práticas docentes em escolas estaduais de Amambai (MS)
Resumen
Tendo em vista as características culturais do município de Amambai (MS), próprias de sua condição fronteiriça, o presente artigo objetivou identificar e analisar as práticas docentes para o desenvolvimento de temas e questões que envolvam os conceitos de território, lugar e fronteira dos professores de Geografia de algumas escolas estaduais da cidade, trazendo à baila as dificuldades dos docentes quanto às questões socioculturais inerentes às escolas em área de fronteira. A metodologia e técnicas de pesquisa utilizadas foram a pesquisa bibliográfica e documental e a aplicação de um questionário aos docentes. Como síntese à análise dos dados coletados, apresentamos no último item deste artigo uma discussão referente ao pronunciamento dos professores em interlocução com as características das escolas pesquisadas, cujo panorama indica para uma superação de posicionamentos discriminatórios e a promoção da valorização da dignidade humana no processo escolar.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.