O olhar sociológico sobre problema do conhecimento científico: a formação do pensamento reflexivo
Resumo
O surgimento da sociologia no século XIX representou não só o fortalecimento de novas formas de compreensão dos problemas sociais. Neste processo histórico, também é possível ver o surgimento de novas formas de entendimento do conhecimento científico, especialmente o problema da objetividade nos campos das ciências sociais em conexão com os fundamentos de objetividade das ciências naturais. O “Discours de la Méthode” sociológico pode ser observado e compreendido ao longo do período clássico como uma preocupação proto-reflexiva crítica sobre o desenvolvimento lógico do raciocínio científico, tanto nas ciências naturais e humanas (Geisteswissenschaften). Como resultado da análise sociológica clássica do método científico como forma de consolidar as raízes epistêmicas do raciocínio das ciências sociais, a sociologia desenvolveu uma capacidade única de compreender a “ciência através do método científico”. Neste artigo, analisamos o surgimento da "vocação reflexiva" da sociologia clássica como uma condição epistêmica para o fortalecimento da concepção sociológica moderna da ciência em diferentes campos da sociologia como a sociologia do conhecimento, sociologia da ciência e sociologia do conhecimento científico. Em um primeiro momento, os clássicos da sociologia apontaram o “problema do conhecimento” como um desafio interno ao desenvolvimento de uma sociologia científica; em um segundo momento, a sociologia contemporânea apontou o “problema do conhecimento” como uma dificuldade geral para toda a concepção científica da realidade, promovendo uma crise na demarcação lógica da ciência diante de uma verdadeira “demarcação social do conhecimento”.Downloads
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Publicado
2017-12-08
Como Citar
Fetz, M., & Michelato-Ghizelini, A. (2017). O olhar sociológico sobre problema do conhecimento científico: a formação do pensamento reflexivo. MovimentAção, 3(5), 17–38. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/movimentacao/article/view/7217
Edição
Seção
Dossiê: Conhecimento e Ensino de Sociologia
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