O olhar sociológico sobre problema do conhecimento científico: a formação do pensamento reflexivo
Resumen
O surgimento da sociologia no século XIX representou não só o fortalecimento de novas formas de compreensão dos problemas sociais. Neste processo histórico, também é possível ver o surgimento de novas formas de entendimento do conhecimento científico, especialmente o problema da objetividade nos campos das ciências sociais em conexão com os fundamentos de objetividade das ciências naturais. O “Discours de la Méthode” sociológico pode ser observado e compreendido ao longo do período clássico como uma preocupação proto-reflexiva crítica sobre o desenvolvimento lógico do raciocínio científico, tanto nas ciências naturais e humanas (Geisteswissenschaften). Como resultado da análise sociológica clássica do método científico como forma de consolidar as raízes epistêmicas do raciocínio das ciências sociais, a sociologia desenvolveu uma capacidade única de compreender a “ciência através do método científico”. Neste artigo, analisamos o surgimento da "vocação reflexiva" da sociologia clássica como uma condição epistêmica para o fortalecimento da concepção sociológica moderna da ciência em diferentes campos da sociologia como a sociologia do conhecimento, sociologia da ciência e sociologia do conhecimento científico. Em um primeiro momento, os clássicos da sociologia apontaram o “problema do conhecimento” como um desafio interno ao desenvolvimento de uma sociologia científica; em um segundo momento, a sociologia contemporânea apontou o “problema do conhecimento” como uma dificuldade geral para toda a concepção científica da realidade, promovendo uma crise na demarcação lógica da ciência diante de uma verdadeira “demarcação social do conhecimento”.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2017-12-08
Cómo citar
Fetz, M., & Michelato-Ghizelini, A. (2017). O olhar sociológico sobre problema do conhecimento científico: a formação do pensamento reflexivo. MovimentAção, 3(5), 17–38. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/movimentacao/article/view/7217
Número
Sección
Dossiê: Conhecimento e Ensino de Sociologia
Licencia
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
(c) Após a publicação, os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online – em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica, desde que a publicação não tenha fins comerciais.