Um estudo etnográfico em escolas públicas de Cuiabá

Autores

  • Silvana Maria Bitencourt Universidade Federal de Mato Grosso

Resumo

O artigo trata do ensino de Sociologia em seis escolas públicas de Cuiabá (MT) por meio do método etnográfico investigou-se a percepção dos estudantes sobre o ensino de sociologia e seus professores. Constatou que a sociologia ainda se encontra na condição de um “não lugar” no ensino médio quando comparada as outras disciplinas. Evidência, esta que tem dificultado sua consolidação e reconhecimento no ensino médio cuiabano. Contudo, as aulas de sociologia também são percebidas como momentos que os estudantes sentem-se mais livres e seguros para refletirem sobre as mudanças sociais e culturais que têm ocorrido no atual contexto contemporâneo

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvana Maria Bitencourt, Universidade Federal de Mato Grosso

 Professora Adjunta III do Departamento de Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal do Mato Grosso ( Campus Cuiabá) e do Programa de Pós Graduação em Sociologia da UFMT, possui graduação em Ciências Sociais (Licenciatura e Bacharelado/2001), Doutorado (2011) e Mestrado (2006) em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina, realizou estágio doutoral no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (Portugal em 2010). É coordenadora do Núcleo Interinstitucional de Estudos das Violências e da Cidadania (NIEVCi), líder do grupo de pesquisa (CNPq) Saúde do Corpo, Gênero e Gerações e pesquisadora da Rede Ibero-Americana Ciência, Gênero e Tecnologia , membro associada da Sociedade Brasileira de Sociologia. Tem experiência na área de Sociologia da Educação, Teoria sociológica e com ênfase em Estudos de gênero e educação atua principalmente nos seguintes temas: Estudos de gênero, Feminismos,Carreira Científica, Maternidade, Sociologia do Corpo e Ensino de Sociologia, coordenou o Curso de Licenciatura em Ciências Sociais da UFMT entre maio de 2013 a maio de 2015.

Downloads

Publicado

2017-07-05

Como Citar

Bitencourt, S. M. (2017). Um estudo etnográfico em escolas públicas de Cuiabá. MovimentAção, 3(4), 70–88. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/movimentacao/article/view/5114