Um estudo etnográfico em escolas públicas de Cuiabá

Autores/as

  • Silvana Maria Bitencourt Universidade Federal de Mato Grosso

Resumen

O artigo trata do ensino de Sociologia em seis escolas públicas de Cuiabá (MT) por meio do método etnográfico investigou-se a percepção dos estudantes sobre o ensino de sociologia e seus professores. Constatou que a sociologia ainda se encontra na condição de um “não lugar” no ensino médio quando comparada as outras disciplinas. Evidência, esta que tem dificultado sua consolidação e reconhecimento no ensino médio cuiabano. Contudo, as aulas de sociologia também são percebidas como momentos que os estudantes sentem-se mais livres e seguros para refletirem sobre as mudanças sociais e culturais que têm ocorrido no atual contexto contemporâneo

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Biografía del autor/a

Silvana Maria Bitencourt, Universidade Federal de Mato Grosso

 Professora Adjunta III do Departamento de Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal do Mato Grosso ( Campus Cuiabá) e do Programa de Pós Graduação em Sociologia da UFMT, possui graduação em Ciências Sociais (Licenciatura e Bacharelado/2001), Doutorado (2011) e Mestrado (2006) em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina, realizou estágio doutoral no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (Portugal em 2010). É coordenadora do Núcleo Interinstitucional de Estudos das Violências e da Cidadania (NIEVCi), líder do grupo de pesquisa (CNPq) Saúde do Corpo, Gênero e Gerações e pesquisadora da Rede Ibero-Americana Ciência, Gênero e Tecnologia , membro associada da Sociedade Brasileira de Sociologia. Tem experiência na área de Sociologia da Educação, Teoria sociológica e com ênfase em Estudos de gênero e educação atua principalmente nos seguintes temas: Estudos de gênero, Feminismos,Carreira Científica, Maternidade, Sociologia do Corpo e Ensino de Sociologia, coordenou o Curso de Licenciatura em Ciências Sociais da UFMT entre maio de 2013 a maio de 2015.

Publicado

2017-07-05

Cómo citar

Bitencourt, S. M. (2017). Um estudo etnográfico em escolas públicas de Cuiabá. MovimentAção, 3(4), 70–88. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/movimentacao/article/view/5114