Integração e desenvolvimento na fronteira Brasil-Bolívia
DOI:
https://doi.org/10.30612/rmufgd.v6i12.6733Resumo
O objetivo do artigo é discutir as iniciativas de integração e desenvolvimento dos atores subnacionais, na fronteira Brasil-Bolívia, na região do estado de Rondônia, no Brasil e dos Departamentos de Beni e Pando, na Bolívia. Em especial, na última década, os atores subnacionais da região têm intensificado o diálogo, motivados por questões econômicas, sociais e projetos de infraestrutura, além de uma agenda política internacional do governo do estado de Rondônia. Para compreender o fenômeno, a análise pauta-se em pesquisa bibliográfica e documental. De imediato, notam-se as peculiaridades da região na dinâmica da paradiplomacia. Trata-se, tanto do lado brasileiro como boliviano, de regiões amazônicas, com suas fronteiras não priorizadas pelo governo central e que buscam alavancar o processo de desenvolvimento. Neste caso, a atividade política internacional subnacional coloca-se como um reflexo das demandas comunidade fronteiriça. Com isso, conclui-se que a ação desses atores subnacionais, no contexto apresentado, desperta para um repensar sobre a reconfiguração política da região norte e amazônica da América do Sul e suas iniciativas e parcerias com os países vizinhos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-12-21
Como Citar
Vasconcellos, P. M. C. (2017). Integração e desenvolvimento na fronteira Brasil-Bolívia. Monções: Revista De Relações Internacionais Da UFGD, 6(12), 154–176. https://doi.org/10.30612/rmufgd.v6i12.6733
Edição
Seção
Artigos Dossiê - Fronteiras, Integração Regional e Paradiplomacia
Licença
Declaração de Direito Autoral
Autores e autoras que publicam na Monções: Revista de Relações Internacionais da UFGD concordam com os seguintes termos:
- Os autores e autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores e autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores e autoras têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, porém invariavelmente com o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.