Dinâmicas de Norma Internacional e mudança política
Resumo
Preocupações normativas e ideacionais sempre permearam o estudo da política internacional, e são uma linha consistente na revista International Organization. Quando a IO foi fundada, as visões realistas dominantes da política, embora rejeitassem o idealismo, estavam muito preocupadas com questões relativas a legitimidade e ideologia. O início da Guerra Fria, afinal de contas, não era simplesmente um conflito de posições entre grandes potências anônimas: era uma guerra por "corações e mentes". A combinação de poder e um “propósito social legítimo" era central para a política externa norte-americana desse período. Ao mesmo tempo, os pesquisadores de relações internacionais estavam estudando dois dos maiores projetos de construção social do período: a integração europeia e a descolonização. Os neofuncionalistas, assim como os realistas, estavam conscientemente tentando se afastar dos predecessores “idealistas” (nesse caso, David Mitrany e seus colegas), mas a rede complexa de tarefas técnicas que eles delinearam almejava mais do que promover bem-estar material: visava, em última instância, fins ideacionais e sociais. O efeito spillover deveria fazer mais do que criar tarefas técnicas adicionais; ele deveria mudar atitudes, identidades e afetos entre os participantes. Da mesma forma, os estudiosos reconheciam que a descolonização foi impulsionada por uma agenda profundamente normativa, a qual explicitamente procurou reconstituir as identidades tanto dos novos Estados e de seus antigos colonizadores, como as relações entre eles.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
Sikkink, K., Finnemore, M., Macedo, G., & Preturlan, R. (2015). Dinâmicas de Norma Internacional e mudança política. Monções: Revista De Relações Internacionais Da UFGD, 3(6), 335–393. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/moncoes/article/view/3967
Edição
Seção
Tradução
Licença
Declaração de Direito Autoral
Autores e autoras que publicam na Monções: Revista de Relações Internacionais da UFGD concordam com os seguintes termos:
- Os autores e autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores e autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores e autoras têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, porém invariavelmente com o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.