O ensino em matéria de Direitos Humanos nas Relações Internacionais no Brasil
Palavras-chave:
Relações Internacionais. Ensino. Direitos Humanos.Resumo
Embora comprometido com quase todos os tratados internacionais de direitos humanos, o Brasil apresenta índices alarmantes de violações destes direitos. Um dos elementos a se pensar, nesta questão, envolve a inclusão da educação em direitos humanos no ensino superior. Os poucos estudos que respaldam o aprendizado formal dos direitos humanos no nível superior geralmente se dividem entre análises legalistas e estudos politicamente orientados. Argumenta-se que nenhuma dessas vertentes adéqua-se satisfatoriamente às Relações Internacionais. O objetivo deste artigo consiste em apresentar um plano de ensino e pesquisa em matéria de direitos humanos aos cursos de graduação em Relações Internacionais do Brasil, contemplando conteúdos programáticos, metodologias de ensino, sistemas de avaliação, integração entre os níveis de ensino (ensino médio, superior e pós-graduação) e atividades de pesquisa. Esta proposta será ilustrada a partir da experiência desenvolvida no curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia, após a criação do grupo de estudos e pesquisa “Observatório do Sistema Interamericano de Direitos Humanos”. Ao final, espera-se contribuir com a reflexão sobre a importância e adequação da educação em direitos humanos aos currículos de Relações Internacionais no país, bem como aprimorar o projeto de ensino e pesquisa em andamento.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-01-06
Como Citar
Ramanzini, I. G. G., & Ferreira, M. M. A. (2015). O ensino em matéria de Direitos Humanos nas Relações Internacionais no Brasil. Monções: Revista De Relações Internacionais Da UFGD, 3(6), 39–65. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/moncoes/article/view/3311
Edição
Seção
Artigos Dossiê - Direitos Humanos e Relações Internacionais
Licença
Declaração de Direito Autoral
Autores e autoras que publicam na Monções: Revista de Relações Internacionais da UFGD concordam com os seguintes termos:
- Os autores e autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores e autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores e autoras têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, porém invariavelmente com o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.