Fronteira, paradiplomacia e desenvolvimento
DOI:
https://doi.org/10.30612/rmufgd.v6i12.7227Resumen
A intenção deste texto é discutir a paradiplomacia como um instrumento de aproximação e cooperação fronteiriça, contribuindo para a interação social e o desenvolvimento. O objeto de investigação é o Projeto MS Sem Fronteiras, (uma iniciativa que mobilizou agentes públicos e privados na fronteira do Brasil com a Bolívia e com o Paraguai), sua atuação e seus desdobramentos. Como metodologia assentada em fontes documentais e entrevistas, abordou-se a atuação e os desdobramentos de um projeto com intenções paradiplomáticas de desenvolvimento do território fronteiriço. É parte do Projeto “Polos Geográfico de Ligação” com financiamento do CNPq e Fundect.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2017-12-21
Cómo citar
Oliveira, T. C. M. de, & Nascimento, R. F. do. (2017). Fronteira, paradiplomacia e desenvolvimento. Monções: Revista De Relações Internacionais Da UFGD, 6(12), 23–49. https://doi.org/10.30612/rmufgd.v6i12.7227
Número
Sección
Artigos Dossiê - Fronteiras, Integração Regional e Paradiplomacia
Licencia
Declaração de Direito Autoral
Autores e autoras que publicam na Monções: Revista de Relações Internacionais da UFGD concordam com os seguintes termos:
- Os autores e autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores e autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores e autoras têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, porém invariavelmente com o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.