Hegemonia e contestação em Caetano Veloso e na teoria crítica Neogramsciana de Robert Cox: uma análise de arte e política da ordem mundial Pós-Guerra Fria

Autores/as

  • Junior Ivan Bourscheid

Palabras clave:

Pós-Guerra Fria. Teoria Crítica. Caetano Veloso.

Resumen

O homem, na condição pós-moderna, deparando-se com momentos de transição, busca perceber a realidade em que está imerso, constrangido pelos múltiplos dilemas do espírito humano, superando a mitificação de sua aparência. Sob tal âmbito, o presente artigo procura analisar e debater a contribuição artística de Caetano Veloso para a compreensão das alterações na política internacional, e a inserção brasileira neste escopo, vivenciadas com o encerramento da ordem bipolar da Guerra Fria, encontrando na canção Fora da Ordem um arcabouço de elementos analíticos passíveis de conformarem tais anseios. Aportam-se os entrelaçamentos de arte e política, evidenciando a potencialidade relativa ao ímpeto do artista em apresentar elementos analíticos das relações políticas e sua receptividade pública, contrapondo-se ao afã teórico-científico, obstado por restrições metodológicas. Concebe-se, assim, a aproximação da canção de Caetano Veloso com a Teoria Crítica Neogramsciana de Robert Cox, em seu afã de contestar e apresentar alternativas viáveis às abordagens hegemônicas das Relações Internacionais.

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Publicado

2016-12-20

Cómo citar

Bourscheid, J. I. (2016). Hegemonia e contestação em Caetano Veloso e na teoria crítica Neogramsciana de Robert Cox: uma análise de arte e política da ordem mundial Pós-Guerra Fria. Monções: Revista De Relações Internacionais Da UFGD, 5(9), 304–336. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/moncoes/article/view/5871