2008 e a crise do status quo: uma análise Polanyiana do consenso da Globalização

Autores/as

  • Marilia Romão Capinzaiki UFRGS

Palabras clave:

Consenso de Washington. Duplo Movimento. Crise Financeira.

Resumen

O presente trabalho busca explorar a noção de duplo movimento, formulada pelo economista Karl Polanyi em 1944, e investigar suas possibilidades de aplicação ao atual consenso da globalização, principalmente em face das contra-tendências que emergiram após a crise financeira de 2008. O foco será a evolução deste consenso intelectual e paradigma político enquanto base das políticas econômicas consideradas legítimas desde os anos 1980, e a possibilidade de que as contra-tendências mencionadas acima possam se constituir em contra-movimentos ao modo polanyiano. A hipótese principal é que o consenso vem se enfraquecendo, embora ainda continue dominante devido à sua resistência a refutações e à falta de um novo conjunto de princípios que possa substituí-lo. Para isso, faz-se um resgate da teoria de Polanyi e suas diferentes interpretações, seguido por uma análise do panorama da governança econômica global no pós-2008 à luz da teoria explorada.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marilia Romão Capinzaiki, UFRGS

Doutoranda em Estudos Estratégicos pela UFRGS Pesquisadora do NEBRICS (Núcleo de Estudos do BRICS) Mestre em Relações Internacionais pela UFSC.

Publicado

2015-11-05

Cómo citar

Capinzaiki, M. R. (2015). 2008 e a crise do status quo: uma análise Polanyiana do consenso da Globalização. Monções: Revista De Relações Internacionais Da UFGD, 4(8), 155–174. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/moncoes/article/view/4170

Número

Sección

Artículos - Sección Miscelánea